Muitos leitores fazem montagens experimentais com circuitos lógicos TTL, CMOS, amplificadores operacionais e mesmo o 555. No entanto, essas montagens não são usadas constantemente ficando, portanto o circuito integrado soldado na placa indisponível.

Se houvesse um meio de se colocar na placa o circuito integrado apenas no momento em que ela fosse usada, deixando o mesmo disponível para experimentos, por exemplo, em matrizes, isso ajudaria o experimentador ou projetista a economizar na compra desses componentes.

Isso é perfeitamente possível com o uso de soquetes para os circuitos integrados. Além de possibilitarem o aproveitamento do componente em outros projetos eles ainda proporcionam a vantagem de permitir a substituição do componente com facilidade em caso de necessidade e até mesmo experimentar equivalentes com a mesma pinagem.

Os soquetes DIL (Dual In Line) são disponíveis praticamente em qualquer pinagem. Na figura temos exemplos desses soquetes que podem ser soldados diretamente nas placas.

 

 Soquetes Para Circuitos Integrados
Soquetes Para Circuitos Integrados