O Site do Hardware Livre - OSHW

Coifas e exaustores (EL037)

Este texto foi aproveitado do livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" (2005). Veja outros artigos desta seção e a nota no final sobre as normas atuais.

O consumo destes aparelhos, cujas potências não excedem normalmente os 300 W, pode ser considerado baixo.

Assim, sua instalação não deve preocupar o leitor em relação aos fios usados ou à necessidade de conectar outros aparelhos à mesma rede.

O cuidado principal é com os isolamentos dos fios e eventualmente sua exposição ao calor excessivo de um fogão próximo.

Não há necessidade de tomadas especiais, e no caso da necessidade de emendas de fios elas devem ser feitas com ajuda de conectores de extensão, (figura 1), caso os fios fiquem expostos.

 

Circuito e conexão para coifas e exaustores.
Circuito e conexão para coifas e exaustores.

 

Para os exaustores, normalmente são previstas nas suas proximidades as tomadas de ligação, não havendo problemas de instalação.

Um ponto importante a ser observado em relação a estes aparelhos é que, com o tempo, ocorre um considerável acúmulo de gordura que pode acabar por prender o motor,

forçando-o. O resultado disso, é que tendo de fazer mais força para girar, o motor consome mais energia, que acaba por se transformar em calor. Temos então o sobreaquecimento do motor e em pouco tempo os problemas podem se agravar com sua queima. De tempos em tempos o motor deve ser limpo, com a remoção das gorduras acumuladas nas suas partes móveis.

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Admiração
Um tolo encontra sempre outro mais tolo que o admira.
Boileau - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)