Este artigo faz parte do livro Instalações Elétricas Sem Mistérios, edição de 2005. Veja no final do texto a nota sobre as novas normas para as instalações elétricas vigente em nosso país.

Um defeito que pode ocorrer em algumas instalações se manifesta na forma de fortes oscilações da tensão. As lâmpadas começam a piscar, aumentando e diminuindo de intensidade e aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos podem até queimar em vista de uma sobrecarga.

O que acontece pode ser entendido se tomarmos como base uma instalação domiciliar típica monofásica com três fios, observe a figura 1.

 

O retorno pela barra de terra para as duas fases.
O retorno pela barra de terra para as duas fases.

 

Conforme podemos ver, os dois circuitos possuem um retorno comum e também uma barra de terra comum, normalmente conectada junto à saída da caixa de entrada.

Se o fio de retorno apresentar problemas de contato ou ainda a barra de terra, os dois circuitos passam a não ter retorno e o resultado é que as duas fases passam a se comportar como circuitos em série. Em outras palavras, a instalação passa a se comportar como um circuito de 220 V, onde esses 220 V não são divididos igualmente em duas saídas de 110 V.

Um dos circuitos, o menos carregado, pode receber uma tensão maior que o outro, ocorrendo então as fortes oscilações, veja a figura 2.

 

Problema causado pela perda do retorno.
Problema causado pela perda do retorno.

 

Se num ramo tivermos ligados equipamentos de alto consumo, a queda neles pode ser muito grande, ficando com o ramo de menor consumo uma tensão muito alta capaz de causar sua queima.

Assim, se ocorrer este tipo de problema, deve ser verificado o fio terra (de retorno) e também a própria barra de ligação à terra, que pode estar corroída pelo tempo ou ainda com problemas de conexão em seu fio.

O procedimento para verificação consiste em medir a tensão nas fases quando o problema ocorrer, usando para esta finalidade um multímetro, isso tanto depois da chave geral como antes, para detectar se sua origem é interna ou externa.

O mesmo problema também se manifesta caso o fio neutro da rede de energia fora de sua casa tiver algum problema de interrupção.

Nesta situação, conforme mostra a figura 3, todas as residências que forem alimentadas pela rede em questão poderão ter um surto de alta tensão em uma das fases, capaz de causar danos nos aparelhos alimentados.

 

Problema causado pela falta do neutro.
Problema causado pela falta do neutro.

 

No caso do problema ser externo, de responsabilidade da concessionária de energia, normalmente é possível obter o reembolso do custo do reparo dos aparelhos danificados.

O procedimento normal é levar à concessionária uma carta indicando o horário do ocorrido e um orçamento da oficina que vai fazer o reparo do(s) equipamento(s) danificado(s).


 

Observação importante:

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes