O Site do Hardware Livre - OSHW

Quando 100% não é 100% (CEL009)

Se quando seu telefone lhe avisa que está 100% carregado “pedindo” para desconectar seu carregador e você vê os “100%” na tela, será que ele carregou tudo que podia mesmo? Não! O porquê disso vamos explicar de maneira simples neste artigo.

Na verdade, a finalidade desta seção é dar circuitos e aplicações interessantes que envolva eletrônica e tecnologia usando o celular e aplicativos.

Mas, como é a bateria que o faz funcionar e dela depende o bom funcionamento do que pretendemos fazer, sempre é importante darmos informações que possam ser úteis.

De fato, uma das preocupações de quem usa o celular é ter certeza de que a bateria está carregada e que, com isso, possa fornecer energia de forma conveniente aos aplicativos que estamos rodando e ao bom funcionamento do celular.

Assim, certamente é preocupação de todos certificar-se de que temos 100% de carga quando desconectamos o celular do carregador.

Mas, será que nesse momento em que o celular indica 100% temos realmente 100% de carga.

A resposta é não e tem sua razão técnica de ser.

O que ocorre é que deixando uma bateria com 100% de carga sua vida útil é reduzida, podendo ocorrer danos.

Assim, o carregador faz com que a bateria ao chegar aos 100% tenha uma descarga que a leve a aproximadamente 90 a 95% da carga que é um valor seguro ficando, no entanto com a indicação 100% no painel.

Quando você começa usar seu celular você verá que o telefone então começa rapidamente a indicar a descarga, muito mais rápido do que devia, até alcançar os 95 ou 90% conforme o tipo que corresponde ao valor real.

Somente a partir daí é que a indicação da carga “verdadeira” passa a ser indicada.

Se bem que o seu celular “minta” para você ele precisa fazer isso para manter a integridade da bateria.

Os circuitos integrados usados em outras aplicações eletrônicas para a carga de bateria incluem essa “inteligência” necessária a manutenção da vida útil da bateria.

É o caso do circuito integrado DS2712 da Maxim, um controlador de carga de bateria NiMH de 4,5 V que tem o circuito básico mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A curva de carga desse controlador mostra que depois de chegar aos 100% ele produz uma pequena descarga que mantém a bateria num valor seguro de modo a manter sua vida útil, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Mentira tecnológica que nos protege. Outras serão analisadas oportunamente.

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Atividades Recentes (OP180)

Nos últimos dois meses (abril e maio) tivemos muitas atividades com viagens e muito mais. Em 13 de abril, por exemplo, participamos da Campus Party em Natal – RN, com grande sucesso, com palestra e muitos contatos com leitores principalmente estudantes, professores e desenvolvedores. (veja filme em https://youtu.be/drvVA0dcBw0 ).

Leia mais...

Qualidades
Devemos cultivar nossas qualidades, não nossas particularidades. (Unsre Eigenchaften mssen wir kultivieren, nicht unsre Eigenheiten.)
Goethe (1749 1832) Literatura e Vida - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)