NOSSAS REDES SOCIAIS -

Fusíveis com fios (IP649)

Em determinadas ocasiões o técnico ou o engenheiro pode precisar de um fusível de determinado valor e não contar com este componente. Evidentemente, deixar o equipamento sem fusível não é possível e fazê-lo funcionar colocando o suporte do fusível em curto é um risco que não se deve ter.

Uma solução interessante consiste em se usar fios comuns como fusível desde que tenhamos uma idéia da intensidade de corrente que provoca sua fusão, em função do seu tipo e de sua espessura.

Fios comuns, fios esmaltados (AWG), fios de cobre nus, fios de alumínio podem ser usados desde que saibamos prever exatamente que intensidade de corrente é preciso circular por um pedaço dele para que ocorra a fusão.

É claro que para um fio comum a intensidade de corrente vai depender de diversos fatores como a ventilação, dissipação do calor para corpos próximos, etc.

A tabela que damos a seguir é aproximada e se baseia na expressão dada na figura 1.

 

Um pedaço de fio pode ser usado como fusível.
Um pedaço de fio pode ser usado como fusível.

 

Nesta expressão, K é uma constante que depende do metal considerado e d é o diâmetro do fio em polegadas.

 


 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Adultério
é isso que liga três pessoas sem uma saber.
Leon Eliachar (O Homem ao Quadrado) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)