Se as pilhas de um rádio, gravador ou amplificador de pequena potência gastam-se rapidamente, o problema pode estar na etapa de saída de áudio.

Temos dois tipos de circuitos típicos de saída de áudio comumente encontrados em aparelhos transistorizados. O primeiro circuito é mostrado na figura 1 e utiliza transformadores miniatura, sendo encontrados em rádios de duas ou quatro pilhas.

 


 

 

Na figura 2 temos a aparência real dos componentes montados numa placa de circuito impresso, que correspondem a este circuito.

 


 

 

Intercalando o multímetro entre a fonte de alimentação (pilhas) e o circuito, conforme mostra a figura 3, podemos medir facilmente seu consumo.

 


 

 

Para um radinho de 2 pilhas este consumo, sem volume no rádio, deve ser inferior a 10 mA e para um rádio de 4 pilhas deve ser inferior a 20 mA. Abrindo o volume o consumo deve ser 3 a 4 vezes maior.

Se o consumo sem som (mínimo volume) estiver muito alto, numa etapa deste tipo, o problema pode ser devido ao desequilíbrio nos transistores de saída, que devem estar “casados”.

Transistores casados ou pares casados são transistores selecionados na fábrica para apresentarem as mesmas características (mesmo ganho). Deste modo, numa etapa de saída se obtém o melhor rendimento sem distorção.

Com o tempo de uso, um par casado pode deixar de apresentar as mesmas características e o resultado é um consumo exagerado de corrente pelo radinho, já que a etapa de saída de áudio é responsável pela maior parte do gasto de energia.

Nos rádios que têm etapas deste tipo, um pequeno “arranjo pode“ ajudar a reduzir o consumo. Este arranjo consiste na alteração dos resistores indicados na figura 4, que devem ter seus valores modificados até o ponto em que se obtém o menor consumo sem distorção do sinal de saída.

 


 

 

Se, por acaso, o rádio manifestar forte distorção com este problema, então devemos suspeitar que os transistores de saída (um deles) não estejam bons. A prova é feita com a medida de tensão em seus terminais.

Na figura 5 temos os valores das tensões que devem ser encontradas tipicamente nos terminais dos transistores de germânio.

 


 

 

O outro tipo de etapa de saída que encontramos é a mostrada na figura 74, em que são usados transistores complementares, sem a necessidade de transformadores de saída e driver.

 


 

 

O resistor entre bases normalmente pode ser responsável pelo excesso de consumo quando as características dos transistores usados não casam.

A substituição deste resistor por um trimpot e depois por um fixo de valor ajustado leva à redução do consumo sem prejuízo da qualidade de som.

Na figura 7 temos o procedimento para este caso, em que um trimpot é usado na determinação do valor da resistência que permite menor consumo sem distorção.

 


 

 

Na figura 8 temos um outro resistor que polariza o transistor excitador e que pode ter seu valor alterado sensivelmente para se obter o menor consumo de corrente sem distorção.