O Site do Hardware Livre - OSHW

Dicas de diagnóstico (SER429)

Basicamente as técnicas de reparação mais avançadas para outros aparelhos se apoiam na análise de cada etapa com a verificação da propagação do sinal e medidas de tensões. Isso nos permite isolar a etapa com problema e nela fazer a análise dos possíveis componentes com problemas.

Devemos apenas ter muito cuidado com certos aparelhos como televisores analógicos onde tensões muito altas podem estar presentes em algumas etapas.

Nos televisores além de termos etapas onde as tensões podem estar entre 200 e 20 000 Volts existe o perigo de choque em todo o circuito, mesmo nos pontos de baixa tensões, pois normalmente estes aparelhos não possuem transformador de isolamento em sua fonte.

A figura 1 mostra que uma fonte sem transformador coloca o técnico em contacto direto com a rede mesmo nos pontos de baixa tensão.

 

Figura 1
Figura 1

 

Isso significa que um toque acidental em qualquer ponto em conexão com aterra ou ainda o simples apoiar no chão de um pé descalço já oferece um percurso para a circulação da corrente e o choque é inevitável.

Para trabalhar com televisores a bancada deve ser isolada e o técnico deve estar apoiado em local isolante.

Existem certos equipamentos como gravadores de vídeo, calculadoras, computadores, etc. que operam com circuitos integrados CMOS.

Estes componentes são extremamente sensíveis a descargas estáticas. A eletricidade acumulada no nosso corpo, ao se descarregar pelos seus pinos quando tocamos neles com os dedos pode ser suficiente para causar sua queima.

Estes integrados não devem ser tocados com os dedos, conforme mostra figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Quando adquirimos estes componentes eles vêm montados sobre esponjas condutoras ou então embrulhados em folhas de metal, das quais não devem ser retirados senão no momento do uso.

Quando estes componentes estão prontos para colocação no circuito então devem ser retirados da embalagem ou esponja e seguros pelas extremidades, sem se tocar nos terminais e então utilizados.

Não devemos nunca soldar estes componentes com pistolas de soldar. Estas pistolas podem induzir tensões nos terminais dos componentes capazes de causar sua queima.

Também devemos alertar o leitor para muitos equipamentos que usam diversas partes mecânicas que são sensíveis.

Para trabalhar com estas partes, mecânicas como motores, dispositivos de ejeção e movimentação de fitas, pratos, etc. é preciso contar com as ferramentas apropriadas. O uso de ferramentas impróprias pode causar danos às peças.

Da mesma forma, muitas dessas peças possuem ajustes bastante críticos que só devem ser feitos com perfeito conhecimento do procedimento. Isso ocorre, por exemplo, com os mecanismos das cabeças de vídeo que não devem ser tocados pelos que não conhecem exatamente como fazê-lo.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Natureza
Não acuses a Natureza! Ela fez a sua parte: / Agora faze a tua. (Accuse note Nature! She hath done her part; Do thou but thine.)
Milton (1608 1674) O Paraíso Perdido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)