Já comentamos em artigos anteriores os procedimentos que podem levar um celular que caiu na água a voltar a funcionar, válidos também para outros eletrônicos. O assunto amplamente explorado na Internet, frequentemente apresenta ideias novas que é sempre importante levar aos nossos leitores. Veja mais algumas delas neste artigo.

Já falamos que o ponto básico da recuperação é remover a umidade e isso pode ser feito com a ajuda de secantes como a sílica gel. Se o celular caiu na água salgada, devemos lavar com água comum ou preferivelmente destilada para remover qualquer vestígio do sal que pode corroer os componentes e a placa.

No entanto, nem sempre se pode ter a sílica gel ao alcance e uma alternativa interessante, que está ao alcance de todos é nada mais do que o arroz comum.

O arroz comum é um secante, pois absorve a umidade. Assim, colocar o celular num saco hermético com um pouco de arroz, por algum tempo, pode ser uma alternativa para quem não tem sílica gel.

Veja, entretanto, que se deve lembrar que uma vez que o celular tenha caído na água, o primeiro procedimento é retirar a bateria.

Se ela for mantida, a umidade pode criar corrente que causam reações eletrolíticas nas diversas partes do aparelho, levando à corrosão, o que é irrecuperável.

Alguns recomendam usar álcool para a limpeza do celular em caso de cair na água, antes de fazer sua secagem. Não é um procedimento recomendável, pois o álcool pode atacar colas e vernizes que protegem certos componentes, da danificando ainda mais o aparelho.

Não se recomenda nunca o uso de secadores de cabelos ou colocar em estufas, pois a temperatura pode superar os máximos suportados pelos componentes, causando danos irreversíveis.