Se tivermos uma forma de onda senoidal, uma tensão, uma corrente ou uma potência, diversas são as maneiras como podemos expressar seus valores.

Assim, podemos expressar seu valor de pico como sendo o obtido quando a grandeza considerada (tensão, corrente ou potencia) é medida para ângulos de fase de 90º 180º 90º ou 270º . Como o valor considerado só ocorre no momento exato em que tal ângulo é atingido, tais valores são instantâneos.

 

 


 

 

Podemos dizer que o valor de pico é o valor máximo que a grandeza considerada atinge em um ciclo, tanto em relação a parte positiva como negativa.

Por outro lado, também podemos considerar o valor da grandeza pico-a-pico.

Esse valor é tomado considerando-se o valor máximo que a grandeza pode atingir no semiciclo positivo e no semiciclo negativo.

Sua diferença nos dá o valor pico-a-pico. Para uma forma de onda senoidal em que haja simetria em relação às amplitudes dos dois semi-ciclos, esse valor é o dobro do valor de pico.

 

A média de todos os valores instantâneos que a grandeza pode atingir num ciclo evidentemente é nula, já que, para cada valor do semiciclo positivo existe um correspondente do semiciclo negativo que o anula.

Entretanto, se considerarmos somente um semiciclo para uma forma de onda senoidal, obtemos um valor diferente de zero e esse valor frequentemente pode ser encontrado em folhas de especificações como valor médio.

Esse valor médio pode ser obtido facilmente integrando-se a função senoidal no semiciclo e dividindo-se esse valor pela sua duração. Obtemos nestas condições para a forma de onda senoidal o valor 2/?.

Tomando como valor de ? = 3,14159265 podemos dizer que o valor médio de uma grandeza para uma forma de onda senoidal cujo valor de pico seja 1, será de 0,636619.

Normalmente, nos cálculo práticos adotamos simplesmente 0,637.

O valor eficaz ou RMS (“root-mean--square) é também uma forma de média para valores instantâneos. Matematicamente pode ser obtido dividindo-se a tensão de pico pela raiz quadrada de 2, ou seja, 1,414213.

Deste modo, o valor eficaz para uma grandeza cujo valor de pico seja 1, será de 0,707107.

Através da tabela dada a seguir poderemos converter os diversos valores discutidos sendo, portanto, de grande utilidade para todos os projetistas.