O Site do Hardware Livre - OSHW

Ensine Robótica com Tecnologia LEGO (ART1457)

Não é preciso salientar a importância da Educação Tecnológica em nossos dias. A preocupação das escolas em adotar soluções que tanto sejam facilmente implantáveis, como de custo acessível é plenamente justificada e a Lego Education tem justamente estas soluções de uma forma que todos conhecem: usando a tecnologia LEGO.

 

Se existe uma maneira de sucesso para testar e desenvolver a criatividade, ela está bem evidente no que seria inicialmente um brinquedo e um jogo, mas que, se fizermos uma análise mais crítica, ultrapassa estas finalidades, são as peças de encaixe da LEGO.

Todos conhecem o LEGO e dificilmente podemos encontrar alguém que um dia não tenha montado alguma coisa com suas peças.

Baseados nesta propriedade do LEGO, muitos educadores defendem seu uso como material didático de grande eficiência em todos os níveis, partindo do ensino fundamental e chegando mesmo ao nível superior.

Em especial, o LEGO, pela variedade de montagens que podem ser criadas, e pelos movimentos de que elas podem ser dotadas, tem uma vocação especial para o ensino de tecnologia, indo desde dispositivos de automação e de movimentos limitados até configurações complexas de robôs e dispositivos que podem ter seu movimento programado por um computador.

Levando em conta que a visualização destes recursos pelos professores já existe, mas que muitos deles não estão habilitados a desenvolver seus próprios projetos de ensino a partir de peças de LEGO escolhidas aleatoriamente a LEGO Education oferece soluções prontas para isso.

Assim, com os kits fornecidos e o material de apoio, o ensino de tecnologia e robótica pode ser facilmente implementado, principalmente porque o material de apoio ensina o professor como fazer isso, e o material didático para o aluno torna as aulas práticas muito mais simples, proveitosas e sem dificuldades de acompanhamento.

O material de aprendizagem é elaborado com as mais avançadas técnicas pedagógicas, baseando-se na resolução de situações-problema, em que os alunos devem utilizar conhecimentos de diversas áreas para chegar a uma solução.

Em suma, com a montagem do que pode parecer um simples brinquedo ou um dispositivo qualquer que se movimente, os alunos colocam em prática as teorias que aprenderam na sala de aula e tudo isso de uma forma que exercita ao máximo sua imaginação.

 

Lego e Tecnologia

Para muitos educadores a utilização do LEGO em sala de aula está somente ligada ao ensino de tecnologia. Não é verdade.

Na verdade, trabalhar com LEGO não apenas estimula o trabalho em grupo como também envolve a utilização de conceitos ligados às mais diversas disciplinas do currículo.

De fato, a montagem de um simples robô exige não apenas criatividade, mas também conhecimentos de física, matemática e, dependendo da finalidade, de ecologia, química, biologia, ciências humanas, línguas e muito mais.

Para que os professores não se percam procurando saber exatamente a quais disciplinas os projetos se referem, a Zoom Education fornece fascículos educacionais ricamente ilustrado que mostram exatamente o que se procura utilizar e desenvolver.

 


 

 

 


 

 

Trabalhando com esse material temos o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores tão importantes, não são para o desenvolvimento intelectual do aluno, como também para o seu desenvolvimento social.

Como implementar o ensino de tecnologia usando esse material será o tema de muitos outros artigos que estaremos publicando neste site.

 


 

 

 

Onde obter mais informações

Os leitores que desejarem saber mais sobre a utilização do material da Zoom Education para ensino podem acessar o site: Clique aqui

 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Pensar
Uma porção de pessoas julgam estar pensando quando apenas rearrumam os seus preconceitos. (A great many people think they are thinking when they are merely rearranging their prejudices.)
William James (1842 - 1910) - citado em Quotations for Speakers and Writers - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)