A “zoologia” dos componentes eletrônicos apresenta fatos muito interessantes para os leitores que se interessam em “estudos arqueológicos” desta ciência. Não apenas o que determinados componente faziam é interessante, muitos dos quais desaparecidos, como também os nomes atribuídos que seguiam uma certa lógica. Já tratamos em outros artigos dos componentes terminados em “tor” e vemos que uma grande quantidade deles não chegou aos nossos tempos. Neste artigo tratamos dos componentes terminados em “tron”.

Desde o advento da eletrônica, como a conhecemos hoje, uma infinidade de componentes foi criada, muitos dos quais desaparecendo ou mudando de nome.

No ART4389 tratamos dos componentes terminados em “tor”, dos quais uma boa parte ainda são usados, como o resistor, capacitor, indutor, tiristor, transistor etc.

No entanto, também temos outras peculiaridades em relação aos nomes, uma prática muito comum a partir dos anos 20 foi atribuir nomes aos componentes terminados em “tron”.

Essa terminação veio do grego designando partículas elementares, aceleradores de partículas, algoritmos para máquinas de ensinar e é claro, componentes eletrônicos.

Em especial, era usado essa terminação para válvulas ou outros dispositivos ativos num circuito à base de gás ou vácuo.

No nosso almanaque temos muitos. Você seria capaz de dar seu significado?

 

Numitron o Digitron

Display a gás em que num tubo de vidro são colocados eletrodos na forma de algarismos. Quando excitados, os eletrodos acendem, aparecendo os algarismos correspondentes. O mesmo que numitron. A tensão de funcionamento desses displays para se obter a ionização está em torno de 170 V. A corrente é muito baixa.

 


 

 

 

Charactron

Tubo alfanumérico, consistindo num tubo de raios catódicos especialmente projetado para apresentar números, letras e símbolos, o que hoje seria melhor denominado um “monitor de vídeo”. Este display tem um eletrodo com uma matriz de furos formando de 64 ou 116 símbolos. Conforme os furos selecionados, o símbolo correspondente aparece na tela. O caractere que aparece é então selecionado pela deflexão do feixe. Na figura um desses tubos em corte. Um tubo equivalente foi patenteado na mesma época com o nome de Typotron. O Charactron é de 1953 e o Typotron de 1953.

 


 

 

 

Klystron

Tipo de válvula usada na produção de microondas. A válvula da figura podia gerar 1 W de potência na faixa de ondas de 10 cm ou 3 GHz.

 


 

 

 

Convectron

Dispositivo que indica uma inclinação (prumo) usando como sensor um fio aquecido na vertical. A corrente de convecção que se forma refrigera este fio. Inclinando este fio a corrente de convecção tem sua influência sobre o fio alterada e com isso sua resistência. Desta forma, a resistência depende do ângulo que o fio faz com a vertical. Também denominado “convection gauge”.

 


 

 

 

 

Kenopliotron

Válvula dupla que contém um diodo e um triodo no mesmo invólucro. Nesta válvula, o anodo do diodo é o catodo do triodo. Também pode ser grafado como quenopliotron. Usadas em circuitos de RF de alta potência.

 

Negatron

Válvula que possui uma curva característica de resistência negativa. Seria o equivalente antigo do unijunção, que perfeitamente poderia ser chamado de “negastor” (veja o artigo ART4389)

 

Fanotron

Válvula diodo de gás com catodo quente. Válvula criada em 1939 usada em retificação.

 


 

 

 

Fasitron

Válvula moduladora de frequência em que a modulação é feita pela ação de um campo magnético externo. O nome original é Phasitron.

 

 


 

 

 

Estrobotron

Válvula a gás que emite flashes de luz (semlehan6te a uma luz de xenônio, mas mais fracas) quando excitada por pulsos. Usada em estroboscópios.

 


 

 

 

Ignitron

Retificador de mercúrio usado na retificação em fontes de tensões muito altas.

 

Skiatron

Tubo de raios catódicos em a tela é recoberta por uma substância à base de cristais que em lugar de brilhar com feixe de raios catódicos, ela escurece, formando assim um traço escuro quando há a varredura.

 


 

 

 

Tecnetron

Tipo de semicondutor semelhante a um transistor (triodo) formado por uma barra de germânio onde nas extremidades estão os terminais de anodo e catodo e no meio o terminal de controle. Usado em frequências até 1 GHz foi desenolvido em 1958 no Centre National D´Études des Telecommunications na França

 

 

E, terminamos convidando os nossos leitores para ver um vídeo nosso num Jumbotron (nome atribuído ao telão usado em estádios – Nome patenteado pela Sony, lançado nos anos 80.

Muitos outros componentes e artefatos usados em tecnologia com nomes terminados em “tron” podem ser encontrados no nosso site, na seção Almanaque.