O Site do Hardware Livre - OSHW

Controle de um LED Através da Porta Paralela (MEC289 )

Os computadores atuais já não dispõem da porta paralela. No entanto, se você tem um PC antigo fora de uso pode recupera-lo e colocá-lo em funcionamento para controlar seus projetos de robótica e mesmo de automação. Neste artigo de 2002 nosso colaborador Luiz Henrique Corrêa Bernardes mostra como isso pode ser feito usando a linguagem LOGO.

No artigo MEC290 o autor mostra como usar a linguagem LOGO.

 

Neste artigo veremos como o LOGO controlar a porta paralela do PC e, com isso, faremos um programa que controla um LED, o qual é a primeira parte prática de uma sequência de artigo que faremos. Luiz Henrique Corrêa Bernardes.

No artigo MEC290 procuramos explicar, de uma maneira simples, como o PC funciona e foi apresentado também um primeiro programa em LOGO. Neste artigo, o objetivo será controlar um LED, e para fazer isso iremos utilizar a porta paralela, que é a conexão usada pelo PC para acionar a impressora, que é geralmente um conector de 25, pinos fêmea.

. A figura 1 mostra a localização dela atrás de um PC genérico.

 

Localização da porta paralela.
Localização da porta paralela.

 

Essa porta é chamada de paralela porque nela os dados são enviados (por exemplo, para a impressora) paralelamente, ou seja, em blocos de 8 bits (um byte) necessitamos de de 8 fios para enviar os dados do PC para a impressora ou qualquer outro dispositivo.

A figura 2 ilustra de uma maneira simples essa conexão e como os dados são enviados entre o PC e a impressora.

 

Os dados são enviados para o PC paralelamente.
Os dados são enviados para o PC paralelamente.

 

A figura 3 apresenta todos os pinos e nomes da porta paralela. Por enquanto, precisamos apenas saber utilizar os pinos de dados (DO a D8) e os pinos de terra (em geral, somente o 19 é utilizado).

 

Identificação da porta paralela.
Identificação da porta paralela.

 

 

Pelos pinos D0 a D7 é que são enviados os dados para a impressora ou qualquer outro equipamento que possa ser ligado a ela. No nosso caso, iremos construir um circuito simples para compreender o funcionamento da porta paralela. Nele, explicaremos como funciona uma única linha de dados, a D0, para de- pois vermos como funcionam todas juntas.

Como dissemos anteriormente, o PC só reconhece números binários (0 ou 1), o que significa que ele pode escrever 0 ou 1 na linha de dados D0. No caso da porta paralela o zero e representado por 0 volts e o 1 é representado por 5 volts.

Download do LOGO http://www.nied.unicamp.br/?q=content/super-logo-30

O Nied, que disponibiliza o software Super LOGO, nos informou que agora é possível fazer o download gratuitamente.

Para isto basta ir até o site do Nied (http://www.nied.unicamp.br), entrar na seção publicações e softwares e seguir as instruções para fazer o download.

A figura 4 mostra as duas situações, quando temos 0 e 1 em D0.

 

Os sinais da porta paralela.
Os sinais da porta paralela.

 

 

Antes de descrevermos o programe que servirá para controlar o sinal da linha de dados D0, vamos dar inicio à nossa parte prática. Montaremos uma placa que contém, por enquanto, um LED, ao qual, no futuro, iremos acrescentar mais elementos.

Para isso vamos necessitar de alguns materiais e ferramentas:

 

Ferramentas:

Um Ferro de soldar de 30 watts;

Um Alicate de Corte;

Um Multímetro.

 

Material:

Um LED;

Um Resistor de 4k7 ohms;

Um Resistor de 1 M ohms;

Um Resistor de 470 ohms;

Um Transistor BC337 ou BC548;

Um Suporte para 2 pilhas de 1,5 Volts;

Uma Chave Liga/Desliga tipo H;

Uma Placa protótipo;

Quatro Pés de Borracha;

Uma Fita Dupla Face;

Um rolo de Estanho para solda;

Um metro de cabo de 2 vias ou mais;

Um Conector DB25 Macho;

Um metro de fio para ligação tipo telefônico ou “jumper”.

 

Iniciando a Montagem

Primeiramente, vamos analisar o circuito elétrico em que iremos montar e identificar cada um dos componentes indicados na figura 5.

 

Material utilizado na montagem.
Material utilizado na montagem.

 

 

Na figura 6 é dado o esquema elétrico.

 

Circuito elétrico da montagem.
Circuito elétrico da montagem.

 

 

1. Cole os pés de borracha com a fita dupla face, de acordo com a figura 7.

 

 Colando os pés da placa.
Colando os pés da placa.

 

 

2. Cole o suporte de bateria com fita dupla face (vide figura 8).

 

Colando o suporte de bateria.
Colando o suporte de bateria.

 

 

3. Solde a chave liga/desliga, o transistor, o LED e os resistores conforme é mostrado na figura 9. Note que no transistor e no LED, cada terminal possui uma determinada função e, se forem ligados de forma errada, o circuito não irá funcionar.

 

Soldagem dos componentes.
Soldagem dos componentes.

 

 

4. Veja agora o circuito elétrico e faça as ligações dos componentes empregando o fio (figura 10).

 

Ligação dos componentes.
Ligação dos componentes.

 

 

5. Agora monte o cabo do DB25 conforme orienta a figura 11.

 

Montagem concluida.
Montagem concluida.

 

 

Pronto! Você fez a primeira montagem. Agora vamos testar para ver se funciona!

 

Testando o sistema

1. Coloque as pilhas no suporte, observando a polaridade.

2. Ligue a chave Liga/Desliga.

3. O LED deverá ficar apagado.

4. Com mais duas pilhas ligue entre os pinos 19 (negativo) e 2 (positivo) do conector, conforme mostra a figura 11, e o LED deverá acender.

Não funcionou, e agora?

Não fique preocupado. É normal errarmos (lembre do que dissemos do erra, erra, erra, acerta?). É só revermos os passos anteriores e provavelmente você achará o erro e se, mesmo assim, não conseguir, peça ajuda a alguém para conferir e vá explicando para essa pessoa o que você fez. Pode parecer incrível, mas muitas vezes não conseguimos ver o erro!

Funcionou, e agora?

Agora vamos à parte mais agradável depois de todo este trabalho. Vamos fazer o PC controlar o LED utilizando o LOGO. Você se lembra quando dissemos que para acionar um dispositivo externo (l/O) precisávamos saber o endereço dele, pois bem, o endereço do registrador dos dados (D0 a D7) da porta paralela é 378 em hexadecimal ou 888 em decimal. Portanto, o que escrevermos no registrador 378 será colocado nos dados de D0 a D7 da porta paralela.

Uma dica importante é utilizar a calculadora do Windows para fazer conversões de base numérica (hexadecimal, binário ou decimal). Basta selecionar a base, colocar o número e depois selecionar a base em que queremos que o número seja convertido, veja o exemplo da figura 12.

 

Utilizando a calculadora do windows para converter números na base hexadecimal para a base decimal.
Utilizando a calculadora do windows para converter números na base hexadecimal para a base decimal.

 

 

Sendo assim, no nosso caso, se escrevermos 0 (zero) no registrador 378 (ou 888 em decimal) vamos apagar o LED e, se escrevermos 1 (um) vamos acender o LED.

Conecte o cabo na porta paralela do PC, (é muito importante que você tenha testado a placa antecipadamente para evitar qualquer darão ao seu PC)! Ligue a bateria da placa e carregue o LOGO. Não se preocupe com a condição do LED (apagado ou aceso) nesse instante, pois o registrador de dados da porta paralela pode ter qualquer dado escrito nesse momento.

Na linha de comandos do LOGO escreva: "portasaidab 888 1", conforme mostra a figura 13.

 

Comando portasaídab.
Comando portasaídab.

 

 

Vá ao “Ajuda” do LOGO e procure por “portasaídab”, você encontrará:

“Sintaxe” do comando: portasaídab idporta dado

 

Descrição:

Este comando escreverá DADO como 1 byte na porta especificada em IDPORTA. A IDPORTA caracteriza uma porta de “hardware”. Não confunda este comando com ABRAPORTA e ESCREVACARACTEREPORTA, que são para comunicação via portas Serial e Paralela. Veja também PORTASAÍDA e PORTAENTRADAB.

idporta: (INTEIRO) Especifica em qual porta de hardware você deseja escrever.

dado: (INTEIRO) É o byte de dados que deve ser escrito na IDPORTA.

 

No nosso caso “888” é o “idporta” e “1” é o dado que queremos escrever na porta. Feito isso o LED irá acender. Para apagá-lo, basta escrever “0” (zero) na porta, utilizando o comando: "portasaídab 888 0".

Pronto! Já conseguimos controlar um LED utilizando o PC! Foi fácil? Agora que está funcionando parece que sim, mas veja quanta coisa precisamos compreender até chegar nesse ponto e quantas horas você investiu em leituras, testes e análises. Parabéns pela persistência, mas não vamos parar por aqui, vamos dar mais emoção ao

nosso controle de LED e adapta-lo ao programa que mostramos na edição anterior.

Utilize o Editor de Procedimentos (Acione Arquivos e depois Editar) e escreva um procedimento de cada vez, escrevendo o nome de cada procedimento teclado, “OK”?

Não se esqueça de atualizar (teclando em Arquivo e depois Atualizar no editor de procedimentos) antes de começar outro procedimento.

Note que o LOGO diferencia as letras minúsculas das maiúsculas e, se não as digitarmos corretamente, vamos gerar erros.

Rode o programa digitando “controle” na barra de comandos do LOGO, conforme a figura 14.

 

Programa “Controle”.
Programa “Controle”.

 

 

Agora é só acionar os botões “Liga” e “Desliga” para acionar o LED, vale a pena salientar que o programa funciona sem a placa também, pois temos a condição do LED escrita na Tela através do comando “mudeestático”.

Não ficou bom? Pena que estamos terminando este artigo, mas aguarde o próximo, onde teremos várias surpresas para você.

 

O programa.
O programa.

 

 

O colaborador Luiz Henrique Corrêa Bernardes nos autorizou a publicar neste site seus artigos.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Amigos
Quando meus amigos são caolhos, olho-os de perfil. (Quand mes amis sont borgnes , jê lês regarde de profit.)
Joubert (1769 - 1799) - Penamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)