Em 1976, na edição 45 da Revista Saber Eletrônica anunciamos o início do primeiro curso de eletrônica em instrução programada feito por uma publicação técnica no Brasil, contando na época com a experiência como educador elaborando cursos do Instituto Monitor e dando aulas no Colégio Objetivo além de outros, criamos uma estrutura de curso diferenciada, especialmente planejada para poder ser usada numa revista, algo inédito na época. O curso que teve sua primeira lição publicada em abril de 1976 durou vários anos com mais de 70 lições e foram muitos os nossos leitores que tiveram sua iniciação na eletrônica graças a ele.

Reproduzimos aqui a apresentação desse curso feita em março de 1976, com a descrição geral de como seria apresentado este que foi o primeiro curso em instrução programada feito nas páginas de uma revista.

Posteriormente, o autor aproveitou o sucesso e a estrutura básica deste curso para criar versões mais elaboradas, mas não na forma de instrução programada para desenvolver seus livros Curso Básico de Eletrônica, Curso de Eletrônica Analógica, além de outros.

 

Curso de Eletrônica em Instrução Programada

A partir de nosso próximo número (46) passaremos a publicar um Curso Básico de Eletrônica especialmente dirigido àqueles que não possuem conhecimento prévio de eletrônica e também aos técnicos que, mesmo dotados de alguma experiência prática, se sintam inseguros dada a carência de uma base teórica mais sólida.

Ministrado segundo o método da Instrução Programada, constitui-se em experiência inédita neste setor, fornecendo ao leitor:

Elementos para a formação de uma base teórica sólida que lhe permita acompanhar nossas montagens e projetos, facilitando sua execução e ainda permitindo-lhe um perfeito entendimento de nossos artigos teóricos de maior nível.

Elementos que lhe permitam prosseguir por conta própria nos estudos de eletrônica avançando sempre e mantendo-se sempre em dia com novas técnicas.

A possibilidade de um aproveitamento excepcional pelo método científico da Instrução Programada com a montagem de um ”professor eletrônico" que lhe dirá quando as questões de avaliação que acompanharão o Curso forem respondidas corretamente o que lhe permitirá uma completa autoavaliação de seu aprendizado.

A possibilidade de saber escolher obras complementares ao Curso com as quais um aprofundamento teórico e prático poderão ser obtidos em pouco tempo.

Condições de compreender Circuitos eletrônicos, interpretar diagramas e reparar equipamentos, abrindo-lhe as portas para uma atividade rendosa no campo da, reparação.

 

O QUE É A INSTRUÇÃO PROGRAMADA - BASES DE NOSSO CURSO

O conhecimento dos princípios básicos de eletricidade e eletrônica é de fundamental importância para a execução de qualquer projeto ou para o entendimento de qualquer texto técnico.

Talvez muitos de nossos leitores, que nutram certo interesse pela prática da eletrônica, careçam de um conhecimento mais profundo de seus fundamentos que lhes permita executar com segurança os projetos que publicamos ou que aparecem em livros ou manuais técnicos.

Outros, sem conhecimento algum de eletricidade ou eletrônica, sem nunca terem "empunhado" um soldador, gostariam de penetrar em seu fantástico mundo, desfrutando de todas as possibilidades práticas que essa ciência oferece.

Nosso Curso visa, justamente, esses dois tipos de leitores: tanto os interessados sem conhecimentos prévios, jovens estudantes ou velhos interessados, como também os técnicos praticantes veteranos que dotados de uma formação técnica deficiente ou inapropriada para nossa época desejam complementar seus conhecimentos ou sanar suas falhas de modo simples e objetivo.

Na verdade, não se trata simplesmente de mais um curso dado em páginas de uma revista técnica ou algo semelhante como muito poderiam estar pensando. Não é também uma experiência absolutamente nova, se bem que em nosso país, dentro do setor da eletrônica, seja a primeira vez que um curso é dado deste modo. Nosso

Curso difere dos demais por ser ministrado segundo o método da Instrução Programada.

De modo sucinto, podemos dizer que o Método da Instrução Programada visa levar ao estudante uma certa quantidade de conhecimentos ou informações usando para isso técnicas cientificamente estudadas eventualmente com o auxilio de instrumentos e de todos os recursos que possam facilitar ao máximo a obtenção dos objetivos desejados.

Instrução Programada, ao contrário do que muitos possam estar pensando, não visa somente as chamadas “máquinas de ensinar" que, segundo esses mesmos críticos, iriam substituir o professor (?). Com a Instrução Programada visa-se somente a transmissão de conhecimento ordenado e eficiente, passo a passo, de modo que o aluno possa integrar-se totalmente com o que aprende, controlar seu próprio processo de aprendizado, dosando-o, para obter uma velocidade compatível com o seu máximo rendimento (”feedback").

Num método de Instrução Programada as informações que devem ser transmitidas ao aluno são dadas passo a passo, etapa por etapa em sequência crescente de complexidade e dificuldade havendo, no final de cada etapa, Uma avaliação do aproveitamento de modo que o aluno só possa passar para a etapa seguinte se a etapa prévia for perfeitamente assimilada.

Para o nosso curso projetamos um equipamento de autoavaliação, um “monitor eletrônico" que o ajudará a responder as questões de avaliação indicando quando estas estão certas ou erradas, um equipamento de simplicidade suficiente para permitir sua montagem pelo próprio aluno, em poucas lições.

Se bem que as técnicas usadas pela Instrução Programada sejam muitas, optamos pela denominada programação linear (ao lado da ramificada) em que os conhecimentos serão transmitidos em sequência única em grau de dificuldade crescente com avaliações etapa por etapa.

Os assuntos que abordaremos em nosso Curso podem ser resumidos em:

- Natureza da eletricidade

- Unidades elétricas

- Lei de. Ohm, resistores e geradores

- Circuitos elétricos simples

- Efeito Joule

- Associação de resistores

- Capacitores e' indutores

- Transformadores e corrente alternada

- Diodos e retificação

- Transistores

- Circuitos transistorizados

- Receptores de Rádio e Amplificadores

- Instrumentos eletrônicos

- Som e acústica

- Reparação de equipamentos

- Técnicas de montagem

Circuitos Integrados

 

Hoje é possível fazer o mesmo tipo de curso usando recursos do computador, o que já existe de muitas formas. Nos mesmos estamos trabalhando nessa possibilidade e talvez este curso possa ser disponibilizado de uma forma nova, totalmente imprevista para a época em que foi feito.