O Site do Hardware Livre - OSHW

Primeira Saber Eletrônica (HIST049 )

Em março de 1976 era lançada a primeira Revista Saber Eletrônica de uma nova fase. Esta edição saiu com o número 45, conforme mostramos no editorial da época e nela assumimos o cargo de diretor técnico ficando até 2009 quando nos aposentamos.

A revista não mais existe, mas neste site damos continuidade a nosso trabalhamos e colocamos todos os artigos de nossa autoria, além de alguns outros para os quais tivemos permissão de seus autores. Veja a capa do primeiro número.


 

 

 

Editorial

Ao lançarmos esta Revista o fazemos com a certeza de que estamos contribuindo, a exemplo de publicações congêneres, para o incremento da eletrônica nacional.

Partindo da excelente imagem formada pela Revista Eletrônica, editada pela ETEGIL - Editora Técnico-Gráfica e Industrial Ltda., interrompida em 1971 em seu número 44, decidimos dar prosseguimento à sua edição, seguindo a mesma linha de alto padrão técnico, adaptando-a, entretanto, à nossa época.

O principiante, o “hobista”, o amador, o estudante, poderão contar com uma publicação que certamente atenderá suas necessidades. Abordaremos tudo que interesse ao praticante de eletrônica, seja estudante, técnico ou engenheiro.

Nossos artigos serão tanto práticos como teóricos; informações e noticiários objetivos; nossas montagens, antes de divulgadas, serão comprovadas em laboratório e empregarão componentes existentes no mercado especializado brasileiro.

Nossa Revista procurará contribuir com o esforço das congêneres no sentido de dar ao leitor o que de melhor houver em matéria de eletrônica. E nesta oportunidade, dirigimos nossas homenagens a: A ELETRONICA EM FOCO, ANTENNA, ELETRONICA POPULAR, REVISTA MONITOR DE RÁDIO E TELEVISÃO, MUNDO ELETRONICO e RADIO-TV TECNICO. A estas e a outras que surjam, nossas páginas estarão sempre abertas.

Estaremos inteiramente à disposição do pesquisador, do projetista ou de quem julgue que possa contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento da eletrônica nacional; seus trabalhos sempre serão avaliados para eventual divulgação.

Este primeiro número da nova fase é justamente o reflexo da nossa linha editorial. Como matérias de ordem prática, serão focalizadas desde as mais simples, de modo a permitir sua execução por principiantes (Provador de Continuidade), até às mais avançadas técnicas (Cronômetro Digital); ressaltamos a riqueza de pormenores em todos os projetos de maneira a não deixar nenhuma dúvida quanto às suas execuções.

Por outro lado, para aqueles que desejam uma iniciação em eletrônica, preocupamo-nos com a elaboração de um moderno Curso em Instrução Programada, que fornecerá os fundamentos desta Ciência, permitindo sua prática segura e complementação de seus conhecimentos para uma maior especialização.

O projetista, o pesquisador e o engenheiro, contarão com informações teórico-práticas valiosas do que de mais moderno existir sobre amplificadores operacionais, transistores de efeito de campo, circuitos lógicos, etc.

Para o técnico reparador teremos um artigo especialmente destinado à oficina, com ideias práticas, informações e ensinamentos referentes a processos que possam resultar em melhor aproveitamento de tempo e recursos profissionais.

O ensino profissionalizante será enfocado de forma muito especial.

Dentro do Supletivo, do Colegial Técnico e mesmo na Engenharia Operacional, quase não existem publicações especificas; os artigos teóricos serão dirigidos tanto aos professores como aos alunos, baseados em matérias curriculares e os artigos práticos serão elaborados de modo a permitir suas aplicações nos próprios laboratórios.

Com relação à publicidade, esclarecemos que, para os dois primeiros números, não aceitamos inserções. Com isso queremos propiciar às empresas elementos para a avaliação das nossas possibilidades técnico-gráficas e assim poderem elaborar suas mensagens para melhor atingirem seus objetivos.

Agradecemos e, pedimos escusa àqueles que encaminharam propostas de veiculação que não aceitamos, tendo em vista a linha de trabalho já mencionada.

Finalizando, aproveitamos a oportunidade para informar que, em vista da diretriz editorial, não haverá inserção publicitária paga em nossa capa principal. Reservamo-nos o direito de usá-la para destacar o que julgarmos de maior relevância no setor eletrônico no momento.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Contente e Triste (OP181)

Trabalhamos arduamente para manter nosso site, procurando todos os dias colocar matérias novas, participar de eventos e preparar novos livros que atendam todos aqueles ávidos por conhecimentos técnicos. Nossos resultados, por um lado, tem sido positivos com o reconhecimento de todos que frequentam nosso site e nos procuram em nossos eventos. No entanto, ao lado dessa alegria também temos os fatos negativos.

 

Leia mais...

Citação
Uma citação administrada em tempo acalma o erudito mais furioso.
Nelson Geraldo O Caminho de Gilgamesh - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)