O Site do Hardware Livre - OSHW

No Tempo dos Vibradores (CUR013)

Se você é colecionador de carros antigos ou recupera veículos muito antigos, pode ter se deparado com um rádio da época, ainda usando válvulas e que possui um componente estranho em nossos dias: o vibrador. Veja o que fazia este componente e como recuperá-lo.

Nos veículos anteriores à era do transistor, os rádios ainda eram valvulados, o que significava que precisavam de tensões de centenas de volts para funcionar, diferentes dos 6 ou 12 V fornecidos pelas baterias dos carros da época.

Como obter essa alta tensão era um problema resolvido com um componente bastante interessante, totalmente eletromecânico, já que naquela época não era possível contar com os componentes de estado sólido.

Esse componente era o vibrador. Um sistema eletromecânico que fazia vibra rapidamente um conjunto contactos que, abrindo e fechando o circuito de um transformador geravam alta tensão.

Na figura 1 temos um circuito de um vibrador tipo interruptor obtido numa edição do Radiotron Handbook edição de 1953, usado em carros da época.

 

Figura 1- Vibrador tipo interruptor.
Figura 1- Vibrador tipo interruptor.

 

Neste circuito a ação da bobina interna faz com que os contactos vibrem induzindo num transformador externo alta tensão.

Não é preciso dizer que se trata de dispositivo ruidoso capaz de gerar muitas interferências em sistemas elétricos próximos.

A recuperação de um vibrador pode ser feita abrindo-se o seu invólucro metálico e limpando-se os seus contatos. Na figura 2 temos alguns vibradores que ainda podem ser obtidos em casas especializadas em peças para carros antigos conforme anúncios na internet.

 

Figura 2 - Vibradores comerciais que podem ser comprados ainda hoje em lojas de peças para colecionadores
Figura 2 - Vibradores comerciais que podem ser comprados ainda hoje em lojas de peças para colecionadores

 

No circuito completo de fonte de alimentação com vibrador, temos os componentes usados na supressão dos ruídos, no caso capacitores de mica e indutores. Atualmente, na recuperação podem ser usados capacitores cerâmicos.

 

Figura 3 - Fonte completa com vibrador de uma edição de 1953 doRadiotron Handbook.
Figura 3 - Fonte completa com vibrador de uma edição de 1953 doRadiotron Handbook.

 

É claro que os leitores com habilidades que desejarem substituir o vibrador por um circuito eletrônico inversor moderno, existe esta possibilidade mostrada na figura 4.

 

Figura 4 - Inversor eletrônico que substitui os vibradores
Figura 4 - Inversor eletrônico que substitui os vibradores

 

Neste circuito os transistores devem ser dotados de dissipadores de calor. Para alimentação de 12 V use os 2N3055. O transformador tem enrolamento de 6 + 6 V ou 12 + 12 V com 800 mA a 1 A de corrente e enrolamento primário de alta tensão de 11- V ou 220 V. Os resistores de 100 ? eventualmente devem ser alterados para se obter bom rendimento.

 

Figura 5 - Rádios de carro existem desde 1922. Na foto dois curiosos modelos antigos obtidos na Internet usando válvulas e vibradores...
Figura 5 - Rádios de carro existem desde 1922. Na foto dois curiosos modelos antigos obtidos na Internet usando válvulas e vibradores...

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Televisão
Vivo num mundo de mentiras captadas pela minha televisão.
Paulo Mendes Campos - Balada do Amor perfeito. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)