Driver para LED branco de alta potência (ART909)

O circuito mostrado na figura 1, sugerido pela Maxim (www.maxim-ic.com), consiste num driver que aciona um LED branco a partir de 1 ou 2 baterias alcalinas.(2006)

O circuito pode operar a partir de tensões de 0,8 V e usa apenas um circuito integrado MAX1763. A corrente de saída máxima pode chegar a 1 A com uma tensão de entrada a partir de 1 V.

A sua finalidade é possibilitar a substituição de lâmpadas incandescentes por LEDs brancos que se tornam cada vez mais eficientes e baratos.

O circuito pode drenar correntes de até 1 A de uma ou duas baterias alcalinas, consistindo num conversor step-up (elevador). Com tensões entre 0,8 V a 3 V ele pode fornecer até 0,5 A e com tensões a partir de 1 V, até 1 A.

Uma característica importante desse circuito é sua capacidade de operar até mesmo com baterias que apresentam alta resistência interna, como ocorre quando estão no final da vida útil.

Observe que o resistor de sensoriamento externo pode ser fixo ou ajustável. Nesse caso, pode ser usado um circuito externo com um trimpot para essa finalidade.

 


 

 

Na figura 2 temos sua curva de rendimento em que plotamos a corrente de saída em função da tensão de entrada.

 


 

Profetizar
Profetizar o futuro não é difícil, mas é perigoso.
Osias Thon (1870 - 1936) - Citados em Words of Wise. - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)