Sinalizador econômico (ART640)

Na revisão de 2012 conststamos que este artigo que descreve uma aplicação de grade utilidade pode ser montado com facilidade a partir de componentes comuns de baixo custo. Trata-se de um sinalizador para lâmpadas incandescentes (não use de outro tipo) que pela sua simplicidade é um projeto acessível aos leitores menos experientes, principalmente estudantes de cursos técnicos e de iniciação à tecnologia.

O projeto deste artigo é indicado para os casos em que se deseja fazer a sinalização de um local através de uma lâmpada incandescente. Se bem que existam pastilhas térmica de pisca-pisca, elas nem sempre são encontradas com facilidade podendo uma solução eletrônica ser muito melhor. É claro que, para uma aplicação de emergência, uma solução eletrônica deve usar componentes absolutamente comuns, fáceis de encontrar.

Descrevemos um circuito simples de sinalização que faz piscar uma lâmpada incandescente comum numa velocidade que pode ser ajustada através de um trimpot. O circuito também pode ser usado em decoração e outras aplicações semelhantes.

O circuito suporta lâmpadas incandescentes de 110 V e 220 V até uns 200 W, não sendo indicado para lâmpadas de outros tipos.

A base do circuito é um TIC106B ou D excitado por um circuito integrado 555 operando na versão astável.

Para maior economia, o setor oscilador com o circuito integrado é alimentado por uma fonte simples sem transformador.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste sistema de sinalização, observando-se que o SCR deve ter sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V. Esse componente deve ser dotado de um radiador de calor.

 

 

Para a montagem o leitor pode usar uma pequena placa de circuito impresso. O diodo zener pode ter qualquer valor entre 6 e 10 V com potência de 1 W.

Os demais componentes não são críticos. Apenas observe que o resistor de fio trabalha levemente aquecido.

 

 

CI-1 - 555 - circuito integrado

SCR - TIC106B ou D - diodo controlado de silício

D1 - 1N4004/7 - diodo de silício

Z1 - Zener de 6 a 9 V x 1 W

R1 - 100 k ? x 1/8 W - resistor

P1 -2,2 M - trimpot

R2 - 47 K ? x 1/8 W - resistor

R3 - 2,2 k ? x 1/8 W - resistor

R4 - 47 k ? x 1/8 W - resistor

R5 - 22 k ? x 5 W - resistor de fio

C1 - 150 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C2 - 100 µF x 16 V - capacitor eletrolítico

X1 - Lâmpada incandescente de 5 W a 200 W

S1 - Interruptor simples

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, radiador de calor para o SCR, fios, cabo de força, solda, caixa para montagem, soquete para a lâmpada, etc.


Surdos
Não há piores surdos que aqueles que não querem ouvir. (Il n y a point de pires sourds que ceux qui ne veulent pás entendre.)
Molire (1622 - 1673) - O Amor Médico - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)