O Site do Hardware Livre - OSHW

LM4765 - Amplificador de 25+25 W (ART597)

Artigo foi feito em 2008 com base em documentação técnica do próprio fabricante do circuito integrado utilizado. A National Semiconductor que em 2011 foi adquirida pela Texas Instruments é o fabricante do circuito integrado usado. Dessa forma, a montagem do excelente amplificador descrito está condicionada à obtenção do circuito integrado LM4765. Como se trata de circuito que opera com correntes intensas e sinais de áudio, o montador deve ter experiência com este tipo de montagem.

Este artigo fornece informações básicas para a montagem de um projeto utilizando o integrado LM4765, que contém dois amplificadores de áudio de 25 W, da série Overture. Este circuito integrado é dotado de recursos dos mais modernos dentro da tecnologia analógica. Conforme o leitor verá, a implementação de sistemas de som, caixas amplificadas e sonorização ambiente usando este componente é bastante simples pelo pequeno número de componentes necessários.

O circuito integrado LM4765 da National Semiconductor contém dois amplificadores de potência de áudio com 25 W de potência real cada um, com recursos adicionais como entrada de Mute e standby.

Este componente, apresenta uma THD+N menor do que 01% e cada um dos amplificadores do mesmo circuito integrado pode ser controlado de forma independente através de lógica externa.

O dispositivo possui a proteção patenteada da National SPiKE que contém diversos recursos de proteção integrados dotando-o de uma capacidade de funcionamento seguro mesmo sob condições adversas que, em outros casos causaria a queima do componente. Essas proteções incluem sobretensão, subtensão, sobrecarga da saída, deriva térmica e picos instantâneos de temperatura.

 

O circuito integrado é fornecido em invólucro TO-220 de 15 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

 

 

 

Pinagem do LM4765
Pinagem do LM4765

 

Na figura 2 damos as curvas de resposta desse amplificador, para uma tensão de alimentação simétrica de 28+28 V e uma potência de saída de 25 W em carga de 8 ?.

 

Curva de resposta.
Curva de resposta.

 

Outras características importantes deste amplificador são:

* Quanto pequena de componentes externos

* Faixa de tensões de alimentação: 20 a 66 V

* Possui modo standby

* Potência de saída de 2 x 30 W em 8 ?

* THD+N com 1 kHz a 30 W em 8 ? - 0,009% (tiP)

* THD+N com 2 x 25W em 8 ? com 1 kHz - 0,1% (max)

* Invólucro TO-220 não isolado

 

Na figura 3 temos o diagrama típico de aplicação para uso com fonte simétrica. .

 

Aplicação típica
Aplicação típica

 

A numeração entre parênteses é do segundo canal de áudio constante do mesmo circuito integrado

Aplicações sugeridas:

* TV estéreo

* Sistemas de som comuns e compactos

 

Na figura 4 temos uma configuração em ponte (BTL) para o mesmo circuito, alimentando um sistema único de alto-falantes.

 

Configuração BTL
Configuração BTL

 

Neste circuito temos a multiplicação por 4 da potência obtida. Por exemplo, com dois amplificadores de 25 W em ponte não obtemos simplesmente 50 W, mas 100 W. Isso ocorre, porque neste circuito a tensão na carga dobra e a potência é diretamente proporcional ao quadrado da tensão pela fórmula:

 

P = V2/R

 

Onde:

P = potência (W)

V = tensão (V)

R = resistência (R)

 

No caso, R é a impedância do alto-falante.

Para utilização de uma fonte de alimentação simples, temos o circuito mostrado na figura 5. O transistor usado nesta aplicação pode ser substituído pelo equivalente BC547.

 

Fonte de alimentação
Fonte de alimentação

 

Mais informações, o leitor poderá baixar no site da National. O data sheet completo com os circuitos de aplicação e diversas informações adicionais podem ser obtidos no formato PDF.

 

* Amplificadores Transistorizados de 0,15 a 50 W (MEM025)

Opinião

Chegamos a 2018 (OP175)

Muitas coisas são prometidas para este ano. Temos a esperança de que ocorram mudanças onde elas devem ocorrer e esperamos que o desenvolvimento tecnológico de nosso país avance de modo a podermos estar emparelhados ou à frente dos principais países do mundo. Isso depende de nós e para ajudar neste propósito continuamos a fornecer mais e mais conteúdo para nosso site.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Oradores
Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes os que não abusam dele. (Ceux qui ont Le Don de La parole et qui son orateurs ond em main um grand instrument de charlatanisme: heureux sils nem abusent pás.)
Sainte-Beive (1804-1869) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)