LEDs hipnóticos (ART504)

Uma forma bastante comum de se obter relaxamento ou mesmo um estado hipnótico é através de luzes piscantes. A venda de óculos com LEDs que piscam alternadamente com a finalidade de se obter relaxamento é algo comum nos Estados Unidos. Mas, se o leitor não quer gastar muito com a compra de um óculos hipnótico ou ainda desejar outras configurações a solução pode estar nos circuitos que descrevemos neste artigo. São 4 versões simples de montar, alimentadas por pilhas e que podem ser usadas de diversas maneiras.


Muito cuidado deve ser tomado com o uso deste dispositivo que é puramente experimental, mas tem efeitos perigosos em pessoas com tendência a epilepsia.

 

A interrupção ritmada da luz que incide em nossos olhos pode ter efeitos hipnóticos importantes. Sabemos do caso de acidentes graves provocados quando o motorista passa por uma fila de árvores tendo ao fundo o sol de modo que elas produzam um efeito de luz pulsante em sua visão. O efeito hipnótico que isso causa pode "apagar" o motorista que então se envolve em acidentes.

De uma forma menos perigosa, luzes pulsantes de pequena potência podem ser usadas para levar uma pessoa a um estado de relaxamento, sono ou mesmo hipnose, como encontramos em diversas publicações especializadas.

O que descrevemos neste artigo é a montagem de 4 circuitos simples para se obter hipnose através do piscar das luzes de LEDs. Os dois primeiros fazem dois LEDs piscar alternadamente, caso em que eles podem ser montados, um em cada lado de óculos, conforme mostra a figura 1.

 

Os LEDs aplicados ao óculos.
Os LEDs aplicados ao óculos.

 

O terceiro, que admite o mesmo tipo de montagem faz com que os LEDs pisquem aleatoriamente.

Finalmente temos um quarto circuito mais sofisticado que faz 4 LEDs piscarem sequencialmente.

É claro que a forma de se fazer a montagem pode variar, conforme mostra a figura 2.

 

Uma segunda versão para a <b>MONTAGEM</b>.
Uma segunda versão para a MONTAGEM.

 

Todos os circuitos possuem controles de freqüência possibilitando assim ao usuário escolher a velocidade do efeito que lhe leve ao estado de concentração ou hipnose desejado.

Os circuitos são alimentados por pilhas e têm baixo consumo. Isso os torna totalmente portáteis e permite que eles tenham uso prolongado.

 


Sentidos
Os sentidos não enganam; o que engana é o julgamento. (Die Sinne Trgen nicht, das Urteil trugt.)
Goethe (1749 - 1832) - Natureza e Ciência da Natureza - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)