O Site do Hardware Livre - OSHW

Projetando Soluções Wireless Digitais (ART1791)

Projetando Soluções Wireless Digitais (ART1791)<br />

Em dois artigos em que descrevemos as montagens dos transmissores para espionagem Spyfone I e Spyfone II, utilizamos a tecnologia analógica tradicional que é bastante acessível, se bem que seja superada. Apesar de oferecer bons resultados dentro do que propomos, hoje existem tecnologias muito mais avançadas para soluções sem fio usando transmissão digital. A Texas Instruments (www.ti.com) oferece diversas plataformas para o desenvolvimento de soluções digitais sem fio e é delas que trataremos neste artigo.

  

Os sistemas de comunicação digital para curtas distâncias apresentam inúmeras vantagens em relação aos analógicos antigos, sendo por isso, utilizado praticamente em todos os tipos de equipamentos que utilizam esta modalidade de comunicação.

Além de poderem contornar os sinais interferentes, que ocorrem em ambientes ruidosos, eles são praticamente à prova de intercepção e têm uma capacidade de inclusão de informações muito grande.

Assim, além da possibilidade de se transmitir som com grande fidelidade no formato digital, dados e até mesmo imagens podem ser transferidas de um local a outro.

Existem hoje mais de uma dúzia de tecnologias diferentes que podem ser utilizadas nas comunicações sem fio a curtas distâncias, tais como:

Padrão IEEE 802.15

Personal Area Networks (PAN)

RF Sub- 1 GHz

RF 2.4 GHz

RFID/NFC

GPS

 

Estas tecnologias são então aplicadas numa grande quantidade de aplicações práticas, tais como:

Sistemas de alarme e segurança

Aplicações automotivas

Automação residencial e iluminação

Medidas e controle de energia

Eletrônica de consumo portátil

Equipamentos médicos

Controles remotos

Som sem fio

 

Quem sabe, o novo produto que o leitor pode desenvolver com estes recursos seja a o Spyfone III, um espião eletrônico indetectável e de qualidade excepcional de som, e que, além disso, pode ser desativado remotamente por um sinal de controle, em caso de ameaça de localização.

A escolha de qual ferramenta de desenvolvimento utilizar depende da aplicação, ficando difícil para um projetista menos experiente fazer a escolha.

A Texas Instruments, além das ferramentas de desenvolvimento, tem uma documentação técnica que facilita o trabalho do projetista na escolha da solução ideal para o seu caso.

Trata-se de um manual de 65 páginas em que se detalha cada ferramenta com suas aplicações, suas características e o acesso a ferramenta de desenvolvimento e kits.

O documento em PDF de 6 Mb, com o código slab056c, pode ser acessado no link abaixo.

http://www.ti.com/lit/sg/slab056c/slab056c.pdf

 

Veja pelo índice o que aborda este documento.

 

 

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Vaso
Se o vaso não está limpo, tudo o que nele derramares se azeda. (Sincerum est nisi vas, quidcumque infundis acescit.)
Horácio (65 8 a.C.) - Epístolas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)