O Site do Hardware Livre - OSHW

Prodecimentos básicos para o reparo de VCRs e DVDs (ART520)

Da mesma forma que no caso de outros equipamentos eletrônicos, como televisores e equipamentos de som, os procedimentos para a localização de falhas em VCRs e DVDs são simples e lógicos. O profissional que possuam uma oficina de reparação e deseja ser eficiente no reparo de tais equipamentos deve conhecer e aplicar tais procedimentos. Veja neste artigo como trabalhar com tais equipamentos.

Quando um equipamento chega a oficina apresentando algum tipo de problema, o diagnóstico simplificado é importante para dar uma idéia da gravidade do que ocorre e também ajuda na elaboração do orçamento. Assim, devemos começar justamente por este procedimento.

 

a) Diagnóstico Simplificado

Verifique inicialmente se a reprodução da imagem de uma fita num televisor bom esta boa. Compare a imagem da reprodução da fita com a reprodução da imagem dos canais comuns se o diagnóstico for feito no próprio televisor do cliente.

Se a qualidade da imagem for má, comece verificando as conexões do cabo do VCR ou DVD ao televisor.

Veja que a ligação nos equipamentos mais antigos é feita por um cabo de RF ligado à entrada de antena, caso em que a recepção é feita em canal livre. Esse sistema, por operar numa freqüência mais elevada e ser mais crítico, pode ser afetado mais facilmente por um cabo defeituoso ou uma ligação, imperfeita.

Verifique também a sintonia fina do televisor. Um desajuste do ponto correto de recepção tanto pode afetar a imagem como pode introduzir roncos no som reproduzido.

Os televisores mais modernos possuem entradas de áudio e vídeo, conforme mostra a figura 1, e é nelas que os sinais dos VCRs e DVDs devem ser aplicados.

 

Entrada dos sinais.
Entrada dos sinais.

 

Os cabos para essa conexão devem estar na ordem certa de ligação. Uma inversão causa sérios problemas com a reprodução não ocorrendo e o uso de cabos de má qualidade ou o uso de cabos de vídeo na conexão de áudio e vice-versa, causa problemas de qualidade. Na figura 2 mostramos como essas ligações são feitas.

 

Cores para padronizar a conexão.
Cores para padronizar a conexão.

 

Deve-se considerar ainda o caso em que falhas na imagem ou ainda o desaparecimento das cores se devam à problemas de limpeza das cabeças de vídeo no caso de VCRs ou ainda a uma eventual incompatibilidade de sistemas.

Se bem que muitos televisores modernos façam a detecção automática do sistema (NTSC, PAL, SECAM, etc.) os televisores mais antigos operam num sistema único para o qual o equipamento deve ser ajustado.

Se o cliente tiver um televisor antigo deve-se pensar na necessidade de se usar um transcodificador para adaptar o sistema de seu equipamento de vídeo ao televisor.

 

b) Diagnóstico Operacional

Existe uma certa quantidade de defeitos de equipamentos eletrônicos como VCRs e DVDs que são mais comuns. Esses defeitos representam mais de 90% das causas de funcionamento anormal. Assim, num diagnóstico inicial, podemos ter uma boa chance de localizar o defeito se pensarmos nessas possibilidade maiores de ocorrência.

Damos a seguir alguns problemas que podem ocorrer com VCRs e DVDs que são os mais comuns. Observamos que não estamos distinguindo o aparelho, mas que ficará claro que, se o defeito citado for num botão de gravação ou num mecanismo de fita ele está incluído num VCR e não num DVD. Por outro lado, quando falamos num defeito numa unidade óptica estamos nos referindo a um DVD player.

* O Botão "record" (gravar) está travado - este problema pode ocorrer se um uma fita estiver presa no aparelho ou ainda se a lingüeta de segurança da fita não for removida (proteção contra gravação). Se for necessário fazer um teste o furo de proteção da fita pode ser protegido com fita adesiva.

 

Protegendo o furo contra gravação.
Protegendo o furo contra gravação.

 

* Não há imagem - se ao tentar gravar uma imagem ela não aparecer, verifique se a chave de seleção TV/VCR esta na posição correta. Se o aparelho for ligado em canal livre e não na entrada de áudio/vídeo, verifique a sintonia fina.

* Imagem Instável - verifique se a reprodução com imagem instável só ocorre com uma determinada fita. Ela pode ter sido gravada de forma deficiente. Tente ajustar o controle de tracking do VCR.

* Chuvisco na imagem só na reprodução - deve ser verificado o controle de tracking.

* Parte superior da imagem com distorção - isso pode ocorrer devido a problemas do AFC do televisor que é incompatível com o VCR. Verifique se o problema desaparece com outros televisores.

 

Compatibilidade do AFC

Um problema que pode ocorrer quando aparelhos de videocassete e DVDs são ligados em televisores antigos é que os circuitos do AFC do televisor não apresentam as características necessárias à obtenção de uma boa reprodução.

O que ocorre é que os circuitos do Controle Automático de Freqüência (AFC) de muitos televisores antigos possuem constantes de tempo que não acompanham os sinais de equipamentos novos como DVDs e AFCs.

O resultado disso é que a parte superior da imagem reproduzida pode ficar torcida ou ainda instável, conforme mostra a figura 4.

 

A parte superior da imagem fica distorcida.
A parte superior da imagem fica distorcida.

 

Se for constatado que o problema só ocorre com um determinado televisor mais antigo, será preciso mudar a constante de tempo do AFC do televisor. Verifique então onde está o circuito integrador do AFC do televisor, que normalmente tem a configuração mostrada na figura 5.

 

Configuração do AFC.
Configuração do AFC.

 

Nesse circuito reduza o valor de R1, C1 e C2 e aumente o valor de R2.

Depois de fazer a alteração do circuito em questão, verifique se o sincronismo horizontal do televisor é mantido na recepção das estações normais. Se ocorrer instabilidade volte a aumentar um pouco os componentes alterados.

 

Problemas de Sincronismos com Câmaras

Um problema que pode ocorre quando se liga uma câmara de vídeo a um VCR é o da incompatibilidade.

Pode ocorre que uma câmara de marca diferente do videocassete não opere satisfatoriamente, ocorrendo problemas de entrelaçamento da imagem.

As câmaras comuns podem ter um entrelaçamento 2:1 ou ainda, nas de baixo custo, principalmente as usadas em sistemas de segurança (circuito fechado) possuem um entrelaçamento denominado aleatório.

Nessas câmaras não existe um travamento entre o sincronismo horizontal e o vertical o que pode causar problemas na reprodução e na gravação das imagens.

Podemos facilmente descobrir isso atuando sobre o controle de varredura vertical do televisor que está sendo usado na reprodução de modo que a barra de cancelamento fique visível, conforme mostra a figura 6.

 

A barra de cancelamento.
A barra de cancelamento.

 

Com esse procedimento é possível observar a última linha horizontal da reprodução. Se essa linha for estacionária então a câmara que está gerando a imagem tem um entrelaçamento 2:1. Por outro lado, se essa linha estiver se movimento continuamente, então a câmara é do tipo com sincronismo aleatório o que pode afetar a imagem.

 

Conclusão

O que vimos são apenas uns poucos itens que podem ocorrer quando o profissional trabalha na reparação de VCRs e DVDs.

No caso dos DVDs, a sua própria tecnologia bem mais moderna já exige equipamentos que tenham uma compatibilidade mais rigida como, por exemplo, as entradas de áudio e vídeo.

Além disso, os próprios televisores mais modernos, que operam com processadores capazes de se adaptar melhor às variações dos sinais corrigindo muitos problemas, tornam alguns problemas que ocorrem com televisores mais antigos, inexistentes.

Em muitos casos, o profissional deve estar preparado para recomendar ao cliente que troque o televisor por um mais moderno, que seja compatível não só com os equipamentos periféricos que usa, como outros que eventualmente possa adquirir. Será um investimento necessário para evitar problemas futuros.

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Patife
São raros os patifes pobres. (Rari sono i birbanti poveri.)
Leopardi (1798 - 1837) - Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)