O Site do Hardware Livre - OSHW

Circuitos que se autorreparam e se autodestroem (IMP003)

“Esta gravação se autodestruirá em 5 segundos”. Com esta frase, os filmes da série “Missão Impossível” dos anos 60 e 70 se tornaram uma lenda, com o velho gravador de fitas fumegando depois de passar ao atores detalhes da missão que deveriam executar.


 

 

Naquela época não haviam ainda circuitos integrados com a complexidade de hoje capazes de reter uma grande quantidade de informações como pendrives, gravadores digitais e outros tipos de memória, mas a ideia de circuitos poderiam um dia se destruir automaticamente para apagar seu próprio conteúdo e até se reparar em caso de necessidades já existia.

Em artigo que publicamos na época numa revista de eletrônica chamada “Eletrônica em Foco” falamos dos circuitos “Autorreparadores” que poderiam em caso de necessidade reparar suas partes e assim não pararem de funcionar.

A ideia foi até aproveitada em aplicações “com redundância” em que o mau funcionamento de um setor do circuito imediatamente faria com que ele fosse cancelado e outro setor assumisse sua função.

Agora com perigos como os que ocorrem com a espionagem, roubo de arquivos e coisas semelhantes a possibilidade de que mídias digitais sejam arrebatadas levando grande quantidade de informações torna-se uma preocupação cada vez maior.

Assim, uma empresa que fabrica chips anunciou o lançamento de um chip que se autodestrói, bastando para isso enviar um sinal de rádio apropriado. Um sistema sem fio faria com os elementos da memória deste chip fossem imediatamente queimados em caso de necessidade.

Acreditamos que o lançamento de chips para aplicações sensíveis como equipamentos médicos e espaciais tenham no futuro o recurso inverso que seria a possibilidade de se autorreparar.

Coisas imaginadas no passado e que agora se tornam possíveis com as tecnologias que vão sendo criadas.

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Trem
A melhor maneira de pegar um trem é perder o precedente.
O. K. Cersterton (1874 - 1936) - Citado em entrevista no O Estado de São Paulo - 1983 - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)