O Site do Hardware Livre - OSHW

Detector de Calor (PN034)

O projeto que descrevemos a seguir não é um termômetro, mas sim um dispositivo que pode detectar leves aquecimentos de objetos ou locais, numa escala que não pode ser obtida pelos nossos sentidos. Em suma, este circuito permite detectar se um objeto está ou não levemente aquecido, o que pode indicar, por exemplo, um local de pouso de um OVNI ou alguma manifestação de fenômeno associado.

Nota: este artigo foi escrito em 1993, fazendo parte de um livro publicado na época em que o autor descrevia projetos para os pesquisadores. O autor não adotava as ideias sobre origem ou mesmo tecnologias dos objetos, fornecendo em seu livro apenas meios técnicos para a pesquisa. Os projetos descritos usam componentes que ainda são comuns, podendo ser montados com facilidade

O que temos é um indicador de variação térmica bastante sensível e que pode ser usado em pesquisa de campo.

Na figura 1 temos o modo de se usar o sensor na verificação de um aquecimento (talvez pela presença de material radioativo) num local de pouso de um OVNI.

 


 

 

O circuito funciona com pilhas e sua durabilidade é muito longa, já que o consumo é muito baixo.

Outra possibilidade de uso para este aparelho consiste na verificação de variações de temperatura em objetos ou aparelhos que tenham sofrido influências desconhecidas da passagem de um OVNI e que apresentem algum tipo de comportamento suspeito.

Como Funciona

Na figura 2 temos o diagrama completo do detector de variação de temperatura.

 


 

 

O circuito consiste basicamente numa ponte de Wheatstone em que num dos ramos colocamos um sensor e no meio um instrumento indicador.

Zerando o instrumento na temperatura ambiente, quando ocorrer uma variação de temperatura no sensor o instrumento indicador vai demonstrar isso com o movimento de sua agulha.

O deslocamento do ponteiro para a direita indique um aumento da temperatura no local em relação à ambiente e um deslocamento para a esquerda indique uma queda de temperatura.

Quanto maior for o desvio da agulha do instrumento, maior será a variação da temperatura.

Um ponto importante a ser considerado neste tipo de aparelho é a chamada prontidão do sensor. Demora algum tempo até que o sensor atinja a temperatura do local, o que significa que o pesquisador deve esperar um pouco para verificar se o ponteiro se move ou não.

Este tempo de espera vai depender do tamanho do sensor, podendo variar entre 30 segundos e alguns minutos, tipicamente.

 

Montagem

Na figura 3 temos o aspecto da montagem. Como se trata de circuito muito simples não será necessário usar placa de circuito impresso. Os componentes principais são soldados numa ponte de terminais.

 


 

 

O instrumento indicador pode ser tanto um miliamperímetro de O a 1 mA como um microamperímetro sensível de zero no centro, como os usados para indicar o estado da bateria em muitos aparelhos eletrônicos.

Na verdade, o leitor pode economizar muito se aproveitar este instrumento de algum aparelho fora de uso.

Os resistores são de 1/8 W ou maiores e para as pilhas deve ser usado um suporte apropriado.

O NTC pode ser de qualquer tipo com valores entre 5 k ohms e 100 k ohms. O importante é que o potenciômetro de ajuste tenha a mesma ordem de valor da resistência do NTC na temperatura ambiente.

Muitos televisores antigos usam NTCs para controlar os seus circuitos em função da temperatura. Com sorte, o leitor pode obter um NTC de graça num desses aparelhos que esteja fora de uso.

Outra possibilidade para os que desejam ter um circuito extremamente sensível na detecção de variações de temperatura consiste em se usar um NTC termométrico, que tem a aparência mostrada na figura 4.

 


 

 

Este sensor tem uma prontidão muito grande e sua capacidade térmica, sendo muito pequena, permite detectar variações de temperatura em objetos muito pequenos pelo simples contacto.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta ligar sua alimentação em S1 e ajustar P1 até que a agulha do instrumento indicador vá até o centro da escala.

Depois, segurando entre os dedos o sensor, a agulha deve movimentar-se, indicando uma elevação da temperatura.

Se não for conseguido o ajuste de nulo, ou seja, a agulha não for ao centro da escala, ou você troca o potenciômetro por um de maior valor ou troca R3 por um resistor de maior valor.

Para usar, o procedimento é o seguinte:

a) Ligue a alimentação do aparelho acionando S1

b) Ajuste P1 até que a emitia do instrumento vá ao centro da escala:

c) Encoste o sensor no local em que se deseja verificar a temperatura em relação ao ambiente;

d) Observe a movimentação do ponteiro indicador.

Numa pesquisa de campo tenha em mente que o leve aquecimento de um local pode ser indicativo da presença de radioatividade. Evite permanecer no local por muito tempo se ocorrer este tipo de indicação, até que seja possível comprovar o fato com um medidor de radiação.

 

 

Resistores (1/8 W, 5%)

R1, R2 e R3 - 1 k ohms - (marrom, preto, vermelho)

P1 - 10 k ohms - potenciômetro

NTC - termistor ou resistor com coeficiente negativo de temperatura de 5 k ohms a 100 k ohms - ver texto

Diversos

M1 - 1 mA - miliamperímetro - ver texto

S1 - interruptor simples

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

Caixa para montagem, suporte para as pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.

 

 

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Aprender
Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.
Platão (428 -348 a.C.) - Menon - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)