NOSSAS REDES SOCIAIS -

Na lição anterior aprendemos como colocar na área de trabalho componentes com características semelhantes aos equivalentes reais, a partir de uma grande biblioteca disponível no Multisim 11. Também vimos como mudar a posição dos componentes e como sua numeração é feita. Nessa lição vamos um pouco além, aprendendo como projetar um circuito mais complexo usando componentes ideais e reais, selecionando-os da biblioteca do Multisim 11. Também veremos como simular tal circuito.

 

O circuito:

O que vamos montar é um amplificador de tensões contínuas inversor de fase com ganho 10, usando um amplificador operacional 741. A tensão de alimentação será de 12 + 12 V e, como se trata de projeto simples, deixaremos as entradas de compensação de offset-null nos pinos 1 e 5, disponíveis no componente, livres. Como a configuração exige, a fonte será simétrica.

Na simulação, que será analisada na próxima aula, aplicaremos um sinal de 10 mV senoidal de 1 kHz na entrada, analisando as formas de onda do sinal na entrada e saída, usando o osciloscópio de duplo traço do MultiSim 11.

Poderemos então verificar eventuais distorções, testar a saturação aumentando a amplitude do sinal de entrada e também observar a inversão de fase do circuito.

 

Primeira Fase do Projeto - Escolhendo o Operacional

Na primeira fase, conforme mostra a figura 1, vamos selecionar o componente básico a ser usado, clicando em (A) para abrir a caixa de componentes analógicos (analog). Nesta caixa vamos selecionar os amplificadores operacionais comuns e depois em (B), o conhecido 741. Clicando em OK em (C), arrastamos o componente selecionado para a área de trabalho. Depois de fechar a janela de seleção arraste o componente para uma posição mais central na área de trabalho.

 

Colocando o 741 na área de trabalho.
Colocando o 741 na área de trabalho.

 

As características e a posição desse componente podem ser vistas ou alteradas clicando-se com o botão esquerdo do mouse depois de se colocar o cursor sobre esse componente.

Poderemos girá-lo, ou transpô-lo (flip) verticalmente para passar o pino da entrada inversora (-) ou 2 que está em baixo para cima em relação ao pino 3.

 

Segunda Fase do Projeto - Montando a Fonte

A fonte usada para alimentar o circuito é simétrica de 12 + 12 V. Clicando em Power sources selecionamos em B a função DC Power e em C abre-se a bateria de 12 V, Confirmamos em OK e arrastamos a fonte para a área de trabalho (D). Fazemos isso duas vezes para colocar na área de trabalho V1 e V2.

 

Colocando duas baterias de 12 V na área de trabalho, para formar uma fonte simétrica.
Colocando duas baterias de 12 V na área de trabalho, para formar uma fonte simétrica.

 

Também colocamos o símbolo de terra e fazemos as ligações, alimentando o circuito pelos pinos 7 (positivo) e 4 (negativo).

Para puxar para cima ou para baixo os fios de ligação da fonte, dando espaço para os novos componentes, clicamos no botão esquerdo do mouse, com o cursor na conexão de modo que apareçam os quadrinhos azuis, conforme mostra a figura 3.

 

Fazendo as alimentações do circuito. Clique no terminal de cada componente, segure e arraste para criar a conexão.
Fazendo as alimentações do circuito. Clique no terminal de cada componente, segure e arraste para criar a conexão.

 

Com esse procedimento, podemos puxar para cima ou para baixo a ligação, sem desfazê-la, de modo a abrir espaço para novos componentes. O mesmo comando pode ser usado para deslocar para esquerda ou direita uma conexão entre componentes.

 

Quarta Fase - Selecionando os resistores e capacitores

Na fase seguinte da montagem de nosso amplificador colocaremos os resistores do circuito. Para isso vamos até a caixa de componentes passivos ou básicos e clicamos nela de modo que possamos ter acesso a resistores e diversos outros componentes, conforme mostra a figura 4.

 

Selecionando um resistor de 10k.
Selecionando um resistor de 10k.

 

Clicando na caixa diversas vezes, colocamos os três resistores, de R1 a R3 na área de trabalho. Depois fazemos o mesmo com os dois capacitores, selecionando-os em.

Os valores a serem selecionados são:

R1 = 10 K

R2 = 1 M

R3 = 10 k

 

C1 = C2 = 1 µF

 

Veja que não é necessário mudar sua posição e por enquanto não modificaremos seus valores, de acordo com o exigido no projeto final.

As posições escolhidas na área de trabalho são justamente as que vão facilitar as ligações que faremos na próxima fase.

Na figura 7 os componentes com os valores desejados, colocados na área de trabalho.

 

Componentes posicionados, prontos para receber as conexões.
Componentes posicionados, prontos para receber as conexões.

 

Quinta Fase - Fazendo as conexões

Nessa fase, conforme mostra a figura 8, vamos interligar os componentes e o amplificador operacional.

 

As interligações
As interligações

 

Veja que, para R3, acrescentamos ainda um terra para sua conexão, conforme o projeto exige.

As conexões são feitas clicando-se com o botão direito no terminal do componente e puxando a ligação até o terminal do outro componente que vai ser ligado.

É possível modificar os valores dos capacitores usados, clicando-se no componente e na linha propriedades selecionada para esse componente.

 

Alteração de valores.
Alteração de valores.

 

Feita a determinação do valor do componente, basta clicar em OK (C) para que a caixa de diálogo feche e o componente selecionado passe a ter o valor programado.

 

Quinta Fase - O circuito está pronto

Interligados todos os componentes, teremos o circuito pronto, conforme mostra a figura 10.

 

O circuito finalizado
O circuito finalizado

 

Com isso o circuito poderá ser simulado, mas para isso precisaremos de uma fonte de sinais na entrada e um osciloscópio na saída.

Como usar esses dois instrumentos na simulação será justamente o assunto da quarta lição de nosso curso.

Sugerimos aos leitores que tenham o Multisim 11 que refaçam esse projeto e o gravem, para que na próxima lição de nosso curso o tenham pronto para fazer a simulação.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Pensar e Aprender
Pensar sem aprender nos torna caprichosos, e aprender sem pensar é um desastre.
Confúcio (552 - 479 a.C.) - citado em A Importância de Viver - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)