Grafeno pode tornar internet 100 vezes mais rápidas (NT010)

Segundo os cientistas da Universidade de Bath (Ingraterra), em documento publicado no Physical Review Letters, a rápida resposta do grafeo a sinais ópticos, pode ser a base por uma nova revolução nas telecomunicações.

O que ocorre é que as chaves ópticas comuns respondem aos sinais numa taxa de alguns picosegundos. No entanto, segundo os cientistas dirigidos pelo Dr. Enrico Da Como, esta resposta pode ser reduzida para a faixa dos femtosegundos (10-15 segundos) com a utilização de chaves feitas de grafeno.

O grafeno tem apenas um átomo de espessura em sua estrutura, conforme mostra a foto (cortesia da Bath University) mas é muito resistente. Os cientistas até brincam dizendo que com este material é possível equilibrar um elefante num lápis apoiado numa folha deste material sem que ela se rompa.

A idéia é desenvolver componentes de opto-eletrônica, pois sua resistividade também é uma propriedade importante, capazes de responder ao espectro infravermelho encontrando assim uma ampla gama de aplicações em telecomunicações.

A longo prazo espera-se desenvolver laser quânticos em cascata baseados neste material, que atualmente são feitos com base em semicondutores e usados no monitoramento de poluição, espectroscopia e segurança.

 

Foto da Bath University mostrando a estrutura do material
Foto da Bath University mostrando a estrutura do material

 

 

 

Artigos Relacionados

DATASHEET

Digite o número do componente para localizar o Datasheet

mouser

Como usar este quadro de busca


Democracia
A democracia PE um regime de convivência e não de exclusão. Baseia-se na liberdade, como meio de chegar à ordem.
Alceu Amoroso Lima (O problema do Trabalho) - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)