Mais Rápido do que a Luz (CUR006)

Experimentos realizados no Grande Colisor de Hadrons do CERN, centro europeu de pesquisas atômicas mostraram que no mundo das partículas subatômicas, como rege a física quântica, temos dimensões que não estão evidentes no nosso espaço e a própria dimensões tempo parece se comportar de maneira estranha.

 


 

Assim, verificou-se que fótons gerados numa colisão de partículas e que saiam em direções opostas viajando à velocidade da luz, podiam se "comunicar" mesmo estando distantes um do outro, instantaneamente. O spin de uma poderia ser alterado de modo a refletir imediatamente no spin do outro.

Este estranho fenômeno da física quântica, bem explicado no livro O Tecido do Cosmo de Brian Greene, parece indicar que um dia seria possível usá-las para um sistema de comunicação mais rápido do que a luz.

Num modem ultra-relativista, pois a Teoria da Relatividade de Einstein afirma que nada pode ser mais rápido do que a luz, os spins de fótons pareados seriam alterados num local e o correspondente lido num local distante instantaneamente.

Como fazer isso e se é possível, não temos a mínima idéia ainda, mas quem sabe, com a evolução das tecnologias, isso seja comum e o grande obstáculo para as comunicações espaciais, a velocidade limitada da luz, deixaria de existir.

DATASHEET

Digite o número do componente para localizar o Datasheet

mouser

Como usar este quadro de busca


Verdade
Platão é meu amigo, mas a verdade é mais minha amiga. (Amicus Plato, sed magis amica beritas.)
Atribuído a Aristóteles (384 - 322 a.C.) - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)