Estranho Modem (CUR001)

 A idéia de se transmitir informações através das distâncias, usando fios não é nova, se bem que algumas delas tenham sido bastante estranhas, dignas de piada como a que relatamos. Em 1789, Francisco Salva, colocou 22 pares de fios interligando duas cidades distantes uma da outra de 50 km. A idéia era transmitir mensagens através de 22 símbolos diferentes, letras do alfabeto, por exemplo, mas o modo como a transmissão era feita e recebida é muito interessante.

No transmissor era colocado um gerador de alta tensão, capaz de dar um bom choque em que tocasse nele. No receptor, quando uma mensagens ia ser transmitida, eram colocado 22 "voluntários" que seguravam os pares de fio, cada um correspondendo a uma letra do alfabeto ou símbolo. O processo de transmissão era simples. Desejando transmitir a letra "B", tocava-se com o gerador de alta tensão no par de correspondente do transmissor e imediatamente ou infeliz correspondente à letra B levava um belo tranco devendo gritar "B", o que era anotado por um funcionário. Tocando nos fios do transmissor, os choques eram produzidos no receptor e os infelizes iam gritando as letras que eram anotadas! Funcionava, mas, certamente não era lá muito prático. Pode-se pensar que o inventor era de um certo país que os brasileiros costumam fazer piadas, mas não, era perto: a invenção era espanhola.

 

 


Homem
O homem é uma fera domesticada por ela prípria.
(Lhommer est une bête féroce par elle-même apprivoisée.) Pierre Reverdy (1889 1960) O Livro do meu Bordo - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)