O Site do Hardware Livre - OSHW

Tecnologia no Agronegócio (ART3928)

Há tempos o setor de agronegócio tem sido o principal segmento da economia brasileira, com perspectiva de maior crescimento para os próximos anos, principalmente na exportação, confirmando seu valor na balança comercial. Muitos desses resultados têm sido alcançados devido ao uso de tecnologia como Biotecnologia (sementes e fertilizantes) e mais recentemente a tecnologia de precisão. Hoje muito empregada na agricultura e pecuária, onde através de dados coletados das mais diversas formas (Máquinas e implementos com GPS, sensores, antenas, telecomunicação, softwares, entre outros) auxiliando na tomada de descrição possibilitando um melhor manejo e controle da produção, industrialização e comercialização de seus produtos e derivados, agregando valor, diminuindo o custeio e gerando maior rentabilidade.

 

Alexandre Yuri

Karina Nascimento

Luis Vedolin

Equipe da AYSolution

 


 

 

 

Grandes grupos nacionais e internacionais vem desenvolvendo essas tecnologias de forma embarcada em seus equipamentos e integrando a programas.

Estima-se que na atualidade mais de 60% das propriedades rurais fazem uso de algum tipo dessa tecnologia ja comum no dia-a-dia das pessoas, como celulares, computadores e programas já bem conhecidos no comercio e na industria, que fazem uso desde a automação de processos na industrialização quanto na administração de seus negócios e que agora vem causando mudanças no meio rural eliminando muitas tarefas realizadas anteriormente de forma manual.

Muito se fala na empregabilidade de tecnologia no agronegócio, mas o que ela realmente faz?

Nessa primeira matéria de um total de quatro, vou procurar identificar e mostrar alguns de seus benefícios e suas praticidades.

 

 

Biotecnologia:

Já muito conhecida ela trata dos estudos e pesquisas genéticas resultando em melhorias de sementes desenvolvendo características desejáveis para plantas deixando-as mais resistentes a pragas, doenças, fatores ambientais e a uniformidade da lavoura possuindo maior eficiência, maior produção e menor uso de defensivos agrícolas.

Inicialmente, era empregada no cruzamento e seleção de mudas, atualmente vem sendo empregadas técnicas de mudanças genéticas em laboratórios. Os fertilizantes estão sendo produzidos com tecnologias promissoras na efetividade nutricional vegetal, estão sendo produzidas dentro do conceito dos “fertilizantes inteligentes”, permitindo uma liberação lenta e ou controlada que ajudam na melhoria de produção e conservação do plantio, resultando em uma maior durabilidade favorecendo transporte e armazenamento até o momento de sua comercialização. Seus estudos são baseados na melhor absorção conservação da planta. Nesse momento estamos fazendo uso da biotecnologia.

Como mostra a história da humanidade, vivemos em uma constante mudança e evolução, pois passamos desde a fabricação manual de ferramentas feitas com pedras e metais ao desenvolvimento industrial, da informatica a internet, e atualmente em plena revolução da industria 4.0, telecomunicação e robótica fatos esses ocorrem em tempo cada vez menor.

Com o advento da tecnologia da informação e comunicação chegamos ao fomento do agronegócio, com vasta quantidade de informações disponibilizadas pelos equipamentos embarcados e integrados aos recursos da telecomunicação que viabilizaram uma nova forma de gestão agropecuária ajudando na eficiência de toda as etapas do processo produtivo.

 

Agricultura de precisão:

Através de sensores somados a outros recursos o agricultor pode acompanhar em tempo real e de forma automatizada, amostragem através de procedimentos geoestáticos, mapas de precisão, possibilitando uma análise com exatidão de áreas especificas da região produtiva, e com isso permitindo realizar intervenções mais adequadas na correção do solo, na irrigação e monitoramento da área e até do confinamento e controle de gado.

Com certeza você ja viu ou ouviu falar de maquinas controladas remotamente por GPS. Elas podem realizar, plantio, colheita, mapeamento de solos, entre outros. Isso mesmo, não é ficção, estamos entrando em uma etapa que vai ser transformada radicalmente. Nessa nova fase, algoritmos, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) estão se encontrando com isso essas maquinas deixam de ser operadas por pessoas melhorando a produtividade e eficiência. Estima-se que a partir de 2025 já teremos maquinas 100% autônomas. A verdade é que a tecnologia avança com os sistemas embarcados que permitem que tratores, colhedeiras e outros implementos tomem decisões e reduzam riscos, com equipamentos inteligentes que se comuniquem com sensores espalhados pelo campo e com outras maquinas em tempo real ou operadas a distancia eliminando perdas e evitando imprevistos durante todo o processo.

 

 

Melhor uso do trabalho, integração nas frotas de máquinas atuais, além da flexibilidade para trabalhar sem tripulação com o monitoramento de dados em tempo real - e, no futuro, a capacidade de responder automaticamente aos eventos climáticos. Isso é o que o conceito de tecnologia de trator autônomo desenvolvido pela CNH Industrial poderia trazer para a agricultura mundial futura.

 


 

 

Para mais informações sobre os tratores autônomos conceituais, incluindo imagens, vídeos e informações técnicas, visite:

http://media.cnhindustrial.com/EMEA/CNH-INDUSTRIAL-CORPORATE/Autonomous_Concept_Tractors.

 

 

Algumas empregabilidades do Drone no agronegócio:


 

 

Detecção de pragas e doenças, demarcação de plantio, acompanhar desenvolvimento do plantio, pulverização, acompanhamento de pastagem, monitoração área de desmatamento e incêndio, encontrar nascente de águas, telemetria, contar e tocar boiada, busca de animais perdidos entre outros.

 

 

A tecnologia veio para ficar e possui infinitos benefícios, é acessível, podendo estar ao alcance de todos, desde o pequeno, ao médio e grande produtor rural.

Nas matérias seguintes vou falar sobre outros aliados da tecnologia de precisão como BigData, IoT, sistemas embarcados, terceirização e de como eles são fundamentais na complementação desses recursos.

 


 

 

AYSolution

http://www.aysolution.com.br/

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Odiar
é próprio da alma humana odiar a quem se ofendeu. (Proprium humant ingenit est odisse quem l?seris)
Tacito (55-120) Vida de Agricola - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)