O Site do Hardware Livre - OSHW

Reparador Junior (SER426)

Quando um aparelho que você monta não funciona, você sabe como proceder para descobrir o problema? Quando alguém lhe traz algum aparelho eletrônico quebrado, você sabe como consertar? Neste artigo, daremos dicas simples que o prepararão para ser o futuro técnico, ensinando, é claro, coisas que você pode fazer sem precisar de instrumentos complicados e caros ou, ainda, de profundos conhecimentos.

Este artigo foi originalmente publicado em 1986 para os jovens iniciantes. Os conceitos básicos ainda são válidos hoje.

 

Quando um aparelho que você montou não funciona, a primeira coisa que você deve fazer é desligar sua alimentação e conferir a montagem.

Entretanto, conferir a montagem não é fazer a comparação simplesmente com o desenho original na ponte de terminais ou na placa de circuito impresso.

O melhor procedimento para se conferir uma montagem é comparar o aspecto real (ponte ou placa) com diagrama e para isso existem alguns “macetes" que daremos aqui.

 


 

 

 


 

 

 

1) Conhecer os símbolos

É claro que fundamental para interpretar um esquema é o conhecimento dos símbolos e dos aspectos dos componentes. Para facilitar os leitores, nas figuras 1A e 1B damos uma relação com os principais componentes que usamos em nossas montagens.

Alguns destes componentes podem variar ligeiramente de aspecto, mas conferindo as conexões, ou sela, os fios de ligação, segundo o esquema, podemos descobri-los com facilidade.

 

2) Conhecer os fios de ligação

As linhas que saem dos símbolos que representam os componentes são os fios de ligação. Na realidade, o comprimento que estas linhas apresentam no esquema não corresponde ao que seria o real.

Podemos ter, como mostra a figura 2, vários componentes ligados a uma linha comum, que na realidade é um ponto de alimentação.

 


 

 

Na prática, todos os componentes podem ser “juntados" a um mesmo ponto.

Quando todos os componentes estão interligados por uma linha comum, isso equivale a dizer que estão todos sob mesmo potencial, o que significa que tanto podem ser na prática, conectados ao mesmo ponto como interligados por fios. (figura 3)

 


 

 

No diagrama devemos também observar quando os fios se cruzam sem haver contacto, conforme mostra a figura 4.

 


 

 

Neste caso, o resistor R1 e ligado à base do transistor Q1, enquanto o resistor R2 vai ao emissor de Q1, e seus terminais se cruzam no diagrama, sem encostar. Na prática, não é necessário que a mesma disposição física exista para os componentes.

Pode haver um meio de ligação em que as conexões desejadas são satisfeitas, sem haver necessidade de cruzamento.

 

3) Usar um procedimento básico para conferir

O melhor procedimento para conferir uma montagem pelo diagrama é partir do seguinte principio: cada aparelho pode ser dividido em etapas; cada etapa tem um componente ativo básico, tal como um transistor, um SCR ou ainda um circuito integrado; cada etapa precisa receber uma alimentação positiva e uma negativa para funcionar; cada etapa tem uma entrada e uma saída.

Na figura 5 mostramos um caso típico de “etapa" de aparelho transistorizado.

 


 

 

Observe que tanto o coletor como a base do transistor está ligada a alimentação positiva, através de resistores (R1 e R2). Se fosse um transistor PNP o coletor seria negativo.

O emissor é conectado ao polo negativo ou 0 V. A entrada é feita pela base e a saída pelo coletor.

Verificando se todas estas condições estão satisfeitas, ou seja, se os resistores estão ligados certos, se o transistor não está invertido, podemos facilmente encontrar problemas numa etapa como essa.

 

4) Conferir valores

É muito comum a troca de valores de componentes em certas montagens, o que compromete seu funcionamento.

Temos, como exemplo, o caso da nossa Buzina Cósmica, em que verificamos a montagem de alguns leitores que nos procuraram, reclamando do seu funcionamento com baixo volume.

Para nossa surpresa, onde deveria ser usado resistor de 0,47 Ω (amarelo, violeta, dourado), alguns leitores usaram resistores de 47 Ω (amarelo, violeta, preto, dourado), onde o último anel, dourado, era a tolerância!

 

5) Medida de tensões

A verificação dos pontos de alimentação de todas as etapas de um aparelho pode ser feita pelo mais simples dos voltímetros, cujo circuito e montagem são dados na figura 6.

 


 

 

Com este "voltímetro" você pode verificar a presença de tensões entre 3 e 12 V num circuito.

Encostando a ponta de prova preta no polo negativo da alimentação do aparelho (suporte de pilhas), o toque da ponta vermelha nos diversos pontos em que se deve esperar existir tensão fará com que o LED acenda.

Se o LED não acender, devemos verificar se algo vai mal, conforme, mostra a figura 7.

 


 

 

Veja que, no exemplo da figura 7, ao encostar a ponta de prova no ponto (3) o LED não acende. Verificando a montagem pelo diagrama, vemos que falta um fio de ligação (mostrado em linhas pontilhadas), que vai até o polo positivo da fonte, através do interruptor geral!

Obs.: o Voltímetro com LED que descrevemos não deve ser usado para analisar outros pontos do circuito, em vista de suas características.

 

Revisado em 2016

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Depois do Carnaval (OP188)

Dizem que as coisas em nosso país só começam a andar depois do carnaval. Pode ser para alguns, mas para nós, elas continuam como sempre: andando antes do carnal, no carnaval e depois do carnaval. De fato, continuamos a trabalhar nesses dois períodos no mesmo ritmo de sempre criando coisas novas que todos os dias entram tanto em nosso site em português, como em suas versões em espanhol e em inglês.

Leia mais...

Sentidos
Os sentidos não enganam; o que engana é o julgamento. (Die Sinne Trgen nicht, das Urteil trugt.)
Goethe (1749 - 1832) - Natureza e Ciência da Natureza - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)