NOSSAS REDES SOCIAIS -

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.


De fato, é um mês muito especial. Contamos um pouco de nossa estória de grande sucesso que começou em setembro de 2009 quando conversando com Renato Paiotti tive a ideia de prosseguir um meu trabalho na eletrônica, pois a editora em que trabalhávamos estava em vias de encerrar suas atividades. Não podíamos ficar parados simplesmente olhando uma estória de muitos anos terminar em nada.

Decidimos continuar nosso trabalho. Eu fornecendo o conteúdo, milhares de artigos já feitos, muitos ainda não publicados e certamente milhares de outros por fazer, muitos livros e ele continuando sua tarefa de organizar, paginar e colocar no meio físico como as edições em papel, como no novo mundo virtual que estava surgindo. Fizemos uma parceira de sucesso. 

Fundei o Instituto Newton C. Braga com a finalidade de produzir meus livros, produzir edições virtuais de meu trabalho na forma de um site e de organizar cursos e eventos. Minhas palestras poderiam ainda ser muito úteis para divulgar meu trabalho. Convidei meu filho jornalista para me ajudar e ele se tornou meu sócio.

Inicialmente era chamado de “blog”, pois realmente comecei por recuperar e colocar somente meus artigos já publicados que ainda tinham interesse, fazendo atualizações. A lei me permitia fazer essa republicação, pois tendo saído em periódico, não havendo a reedição atualizada, os direitos voltavam ao autor. No caso eu.

No entanto, com o crescimento fantástico dos acessos, a divulgação dos trabalhos que passaram a ser utilizados por estudantes, professores, engenheiros, pesquisadores e amadores, muitos dos que foram colaboradores da editora antiga, já fechada a estas alturas, me deram a permissão de reproduzir seus trabalhos e até começaram a criar novos artigos. Uma equipe de colaboradores que hoje conta com dezenas deles se formou, tornando o que era um simples blog, um site e depois um verdadeiro portal.

Colaboradores como Aquilino R. Leal, Apollon Fanzeres (através da permissão dada por seu filho), Luiz Henrique Corrêa Bernardes, Pedro Bertoleti, Rahul Martin Juliato, Marcos de Lima Carlos, Alfonso Pérez, Wagner Rambo, Nelson sedenho Junior e o próprio Renato Paiotti, além de muitos outros que o leitor pode ver o perfil na nossa seção de colaboradores  

O aumento do número de acessos foi espantoso. Estávamos na época imaginando que se chegássemos a uns 50 mil acessos mensais, estaria muito bom, pois nossa meta era atingir um público dessa ordem capaz de nos manter.

Sim, havia uma finalidade comercial. Nos momentos finais da editora eu também estava muito perto de me aposentar. É óbvio que não queria parar e não podia. Uma aposentadoria convencional não me daria o conforto que desejava para minha família depois de tantos anos de trabalho.

Pensei em ter uma complementação justamente através do site. Claro, não pretendia cobrar nada de ninguém para acessar o conteúdo, como muitos pensaram na época. Minha ideia era ter anunciantes que pagassem, vender meus livros e ter uma receita de palestras e eventos.

Vieram então as parcerias. A abordagem diferente que dávamos aos novos produtos, componentes, tecnologias caracteriza um Marketing diferente de tudo que existia até então. Em lugar de falarmos que um componente era o melhor, dávamos informações técnicas realmente úteis sobre sua utilização na forma de artigos e em alguns casos até fizemos livros como Tudo Sobre Relés para a Metaltex e o Como o Usar Multi Sim para a National. Isso resultou num relacionamento diferente com os anunciantes.

   

Além de empresas de porte como a National Instruments,Metaltex, Agilent, algumas foram além se tornando nossos parceiros, como a Mouser Electronics que esteve conosco com desde o início com um relacionamento com seu Gerente de Marketing Mauro Salomão que foi muito além de um simples banner. Hoje a Mouser é o nosso principal parceiro, com anúncios, parcerias em eventos, patrocínio de palestras, vídeos e podcasts e muito mais.

Mas, os números superaram rapidamente a meta inicial de 50 000 e agora 10 anos depois meus acessos se aproximam dos 300 000 mil mensais havendo picos em que esse número é muito maior.
A auditoria do Analytics (do Google) mostra na figura abaixo os valores extraordinários que atingimos nesses 10 anos.

- Mais de 15 milhões de visitas
- Perto de 50 milhões de page views
- Visitas de praticamente todos os países do mundo


E tudo isso graças a mais de 20 000 mil artigos disponíveis em mais de 100 000 páginas de conteúdo. Isso, contando os que estão no site e os que estão preparados entrando aos poucos, pois se colocarmos tudo de uma vez o mecanismo de busca do Google não absorve e eles não são encontrados...

Temos ainda mais de 20 000 artigos para entrar, isso sem contar os sites em Espanhol e em Inglês que estão crescendo rapidamente em quantidade de artigos e em acessos.

Por um bom tempo fizemos revisão de livros e revistas para a editora que trabalhamos e em alguns trabalhos freelance tanto em espanhol como em inglês. Esta experiência me possibilitou escrever dezenas de livros diretamente em espanhol e inglês, muitos publicados por outras editoras e agora por nós mesmos.

Os próprios livros em português que estou fazendo edições atualizadas em espanhol em inglês passo para a equipe de tradutores, mas faço a revisão final.

Vendo as edições de meus livros em duas modalidades. Edições virtuais pela Amazon, Google, Saraiva, Bookwire e Apple Store. Edições impressas on-demand pela Bubok, Clube dos Autores e Lulu. Temos hoje mais de 160 livros disponíveis em vários idiomas, sem contar os que fiz através de terceiros com edições em Russo, Chinês, etc.

Os leitores que desejam estudar, ensinar eletrônica ou ter obras para consulta podem ter uma infinidade de títulos de todos os níveis. Desde livros de iniciação como o Manual Maker ou o Como fazer Montagens, livros intermediários como o nosso Curso de Eletrônica com quase uma dezena de volumes, livros mais avançados como Fórmulas e cálculos, Manual de Mecatrônica e livros de referência como conheça o 4017, 555. Banco de circuitos de outros.

Também temos livros recuperados que fazem parte de nossa biblioteca de livros grátis. São temas atuais, mas edições antigas que podem ser extremamente úteis para consultas e estudos. Muitos foram até atualizados. Temos livros meus, de colaboradores e alguns que caíram em domínio público por terem sido publicados há mais de 60 anos, como o que damos justamente agora de presente por ser muito especial para mim.

Trata-se do livro Experiências e Passatempos com Eletricidade de uma edição traduzida em 1945 de uma edição de 1933 que foi o livro que despertou o meu interesse pela ciência e tecnologia que agora pratico.

Esse livro em especial atende justamente a um dois principais focos de nosso site e de nossa empresa na atualidade. O ensino de ciência em tecnologia.

E, em relação ao ensino temos de falar de nossa experiência em sala de aula. Ela vem desde os meus 14 anos de idade quando ajudava meu pai nas aulas de matemática, passa por minha experiência em diversas escolas até o Colégio Mater Amabilis de Guarulhos quando, mesmo depois de aposentado, formei turmas de jovens para ensinar tecnologia. Até hoje mantenho minha ajuda na formação dos cursos eletivos segundo exigido pela BNCC naquela escola.

Atendemos com esse trabalho e nossos livros as diretrizes da BNCC e do projeto STEM nos Estados Unidos onde tivemos justamente um de nossos livros indicados pela secretaria da Educação dos Estados Unidos quando de sua aprovação pelo governo Obama em 2007.

Criar makers, FabLabs, ensinar tecnologia nas escolas, este é um dos principais objetivos atuais de nosso site com uma infinidade de artigos já existentes e muitos outros sendo preparados.

Partindo da filosofia do DiY (Faça Você Mesmo ou Do it Yourself) com projetos que usam de tudo, que primam pela simplicidade ensinando mas tendo as versões avançadas do IoT e dos microcontroladores criamos os makers, os “fazedores” que vão inovar o mundo do futuro desenvolvendo os aplicativos do amanhã.

Enfim, nossos 10 anos são apenas o começo de um trabalho que pretendemos continuar ainda por muito tempo, apesar de nossos 72 anos de idade, sendo 60 no mundo da eletrônica. Ainda temos muito para dar. Milhares de artigos recuperados. De nosso caderno de anotações de 60 anos a nossa experiência com contatos diretos com grandes nomes da tecnologia e ciência em nosso país, de nossa visão do futuro que nossa formação principalmente como educador nós dá.

Obrigado a todos que nos ajudaram a crescer. Renato Paiotti, meu filho Marcelo, nossos parceiros como a Mouser, nossos colaboradores e principalmente todos que acessam nosso site, usam nosso material e nos acompanham nas redes sociais.

No nosso livro que deve ser publicado brevemente “Uma Viagem pelo Mundo da Tecnologia” conto em pormenores esta trajetória de nossa vida desde tenra idade até agora, mostrando como me inseri nos grandes momentos da tecnologia de minha época e como veja o seu passado e futuro.

 

Vejam seleção de fotos de nossa participação em eventos nos últimos 10 anos. - https://www.facebook.com/pg/Instituto-Newton-C-Braga-1816926395205309/photos/?ref=page_internal

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Esgotar
Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor.
Oscar Wilde (1864 1900) citado por Guilherme Figueiredo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)