O Site do Hardware Livre - OSHW

Projetos com Imaginação e Criatividade (ART1169)

    Recebemos recentemente a queixa de um professor de escola técnica de que seus alunos sempre fazem os mesmos projetos, que ano a ano estão se tornando repetitivos, não revelando criatividade alguma.

   De fato, em muitos casos o que vemos é a simples repetição dos projetos básicos que colocamos neste site e que são montados exatamente da forma original, sem que se acrescente nada.

 

   Não é nossa a finalidade.

   A maioria dos nossos projetos é dada para que os leitores os modifiquem para novas finalidades.

   Um timer, por exemplo, que é dado como um simples timer, pode ser agregado a outros circuitos de modo que  modifique sua utilidade e revele novos caminhos.

   Podemos agregar este timer a um controle de motor, um circuito sensor e assim fazer um automatismo, por exemplo, que controle o tempo de um banho, de uma bomba de irrigação e muito mais.

   É essa a nossa finalidade.

   Que as pessoas utilizem nossos circuitos como base de projetos mais amplos e aplicações diferentes.

   Damos um exemplo interessante.

   Utilizando um timer, um sensor e um sistema efetor, um leitor criou um sistema que alimenta seus cães de modo automático nos horários programados.

   Criar novas utilidades para circuitos que já existem é talvez o maior desafio que os estudantes que estão em busca de um bom trabalho para seus cursos enfrentam.

  Joguem com a imaginação e criatividade.

   Utilizem soluções alternativas, que é algo que deve ser pensado em nossos dias e que os professores devem levar em conta ao avaliar um trabalho.

   A utilização de fontes alternativas, de materiais reciclados, como a sucata eletrônica é algo que deve ser pensado.

   Vimos numa FEBRACE um engenhoso sistema de alimentação automática que utiliza o mecanismo ejetor de fitas de um velho toca-fitas.

   Sejam criativos, analisem os projetos que temos no nosso site e pensem em novas utilidades que levem em conta:

a)     Uso de fontes alternativas de energia

b)     Não agressividade ao meio ambiente

c)      Economia de energia

d)     Utilização de materiais alternativos

e)     Utilidades para pessoas dotadas de necessidades especiais

f)        Bem estar e saúde

g)     Relação custo-benefício

 

   Quem sabe, uma boa ideia de projeto para uma nota de curso pode se revelar um novo produto que possa ser industrializado e assim já determinar o futuro de muitos estudantes num novo negócio.

   Muitos industriais de sucesso partiram para seus negócios de seus projetos de formatura (TCC) ou de trabalhos feitos durante seus cursos.

   Pensem nisso.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Falar em Nome de Outros
Desconfie dos que falam em nome de outros.
Newton C. Braga - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)