Livro Virtual – Podemos Confiar

Com a chegada dos livros virtuais ou E-books é compreensível que muitos ainda se sintam relutantes em utilizar essa nova forma de mídia, da mesma forma que muitos, ainda se sentem inseguros ao fazer compras pela internet.

Acompanhando a evolução das tecnologias, entramos também no mundo dos livros virtuais já com lançamentos anunciados no site, e uma boa programação de novos títulos que a partir da data em que escrevemos este artigo deverão estar disponíveis para a venda neste formato.

 

Assim, de modo a desmistificar este formato de livro e deixar nossos leitores mais tranqüilos em relação a sua compra ao seu uso, achamos que devemos explicar exatamente o que é essa nova mídia, e como podemos usá-la com segurança.

Os computadores já estão praticamente ao alcance de todos e os tablets e os iPhones estão se propagando com uma velocidade incrível, possibilitando assim o acesso à informação de uma forma que tende, não a acabar com a velhas mídias, mas restringindo-as a aplicações mais específicas. Ainda gosto de ler um romance ou um longo tratado de marketing ou física numa edição de papel, mas um livro de consultas, uma coletânea de pequenos contos ou de artigos técnicos prefiro ainda no formato virtual pela facilidade de acesso. Posso ter uma enorme quantidade de informações no meu tablet ou iPhone com consulta imediata onde estiver.

Para nossos leitores, que tendem a acompanhar as inovações tecnológicas o formato digital de nossas publicações, tende a se propagar. Vimos com entusiasmo que o número de acessos que nosso site teve a partir de unidades móveis superou os 10 mil nos últimos meses.

O formato virtual de livros tem algumas diferenças importantes em relação ao simples download de um documento em PDF ou de um livro impresso.

 

Os formatos

As empresas distribuidoras de publicações virtuais como a Gato Sabido disponibilizam os seus livros em diversos formatos, conforme o tipo de leitor que vai ser usado. Se é um PC, um iPhone, um tablet, etc.

Esses formatos exigem um programa especial de leitura que, ou já vem como parte do firmware do dispositivo de leitura como o caso do Android em tablets ou dos sistema proprietário do Kindle, ou devem ser baixados quando se compra o livro. Esse software de leitura é gratuito como o do Gato Sabido que atende a todos os formatos que aquela livraria suporta.

Uma vez baixado o software em seu PC, laptop ou outro dispositivo que não o tenha, todos os livros daquele formato podem ser lidos sem problemas.

Uma característica importante desses softwares é que eles protegem os direitos autorais do autor do livro (afinal ele depende disso para trabalhar em suas obras), impedindo que o livro seja impresso, copiado ou transmitido. Em outras palavras, ele impede a duplicação.

Como o software de leitura possui um código, o comprador também está protegido caso seu PC, iPad, Laptop ou tablet seja roubado ou quebre. Com o número de sua nota de compra ou outro documento, o vendedor libera uma nova cópia travando a anterior.

Isso significa que o comprador do livro deve pensar com cuidado em que máquina de sua propriedade vai querer disponibilizá-lo.

 

A compra

Uma vez que o leitor entre numa das muitas livrarias que vendem nossos livros e faça sua escolha clicando depois em comprar, ele vai ter a opção do tipo de dispositivo de leitura que vai usar. Ele já deverá estar acessando a compra através dele.

Feita a escolha têm-se a opção de se pagar de diversas formas, sempre deforma segura. As opções que trabalham com o Pague-Seguro, por exemplo, dão ao comprador a garantia do produto, com a devolução do dinheiro caso seja necessário.

 

Conclusão

Da mesma forma que muitos tiveram receio ao fazer sua primeira compra através da internet e agora utilizam esta forma normalmente, a compra de livros e outras mídias também vai se tornar comum e um processo quase que automático, quando o leitor se acostumar.

Poderá então ter sua biblioteca técnica em seu tablet ou outra mídia que escolher, com facilidade de consultas e outras vantagens que em breve estaremos explorando mais profundamente como animações aplicativos que tornam um livro virtual mais interessante em muitos aspectos que um livro impresso em papel. Um livro com som e imagem é algo que logo vai ser comum.

 

 

 

 

Para conhecer os últimos lançamentos do Instituto Newton C. Braga, clique aqui.


Navegar
Navegar é necessário; viver não.
Pompeu (106 48 a.C.) Vida de Plutarco - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)