O Site do Hardware Livre - OSHW

Compliance (Conformidade) (ART4147)

Um termo em alta nos nossos dias é Compliance. Compliance significa “estar em conformidade” significando estar de acordo com regras, leis, princípios éticos quando se desenvolve um produto, se realiza uma negociação ou simplesmente a comercialização de um produto. Veja neste artigo o que isso significa para o nosso mundo da tecnologia.

Um dos termos que mais se destaca quando se desenvolve um produto ou se pretende levá-lo ao mercado é a compliance. Se bem que possamos usar um termo equivalente em português, que seria conformidade, existe sempre no mundo da tecnologia e dos negócios a forte tendência de se usar o termo original, seja qual for seu idioma.

Vemos muito isso em informática em que não usamos “ferragem” ou “parte física” dando-se preferência a hardware ou software para designar o programa ou, como os franceses adotam logicel ou “célula lógica”.

Mas sem discutirmos o termo em si, é muito mais importante para nós saber o que ele significa e como podemos estar em “compliance” com nossos projetos ou produtos.

De fato, partindo da tradução do inglês do verbo “to comply” que significa “estar de acordo”.

No caso específico dos desenvolvedores de produtos de tecnologia é fazer com que eles estejam de acordo com as normas, regras de marketing, princípios éticos dos locais em que o produto for comercializado.

Especial cuidado deve ser tomado se você pretende exportar seu produto, pois as normas, princípios éticos e outros pequenos detalhes são diferentes.

 

Componentes

Em eletrônica, por exemplo, essas diferentes podem afetar muito a escolha dos componentes que serão usados num projeto.

Um ponto especialmente crítico para os projetistas é o relacionado com os produtos que usam comunicação sem fio, por exemplo, objetos com comunicação entre si ou via internet, caracterizando a IoT, os wearables, dispositivos de aplicação médica e na agricultura e muito mais.

Padrões de comunicações usados na Europa podem não ser aplicados em produtos comercializados no Brasil e vice-versa. Você pode tentar importar uma placa de comunicação para seu produto e verificar que ela não pode ser comercializada aqui.

Cuidado especial deve ser tomado quando você procurar os componentes de seu produto para compra. Verifique se ele está regulamentado para operar em nosso país, ou seja, se esta em Compliance com as nossas normas.

Para estar em compliance ao se desenvolver ou comercializar produtos a empresa ou o desenvolvedor deve estar atento a uma série de procedimentos internos que vão determinar toda a dinâmica de seu funcionamento, desde o código de conduta e promoção de produtos, a comunicação interna, o desenvolvimento do produto e até o comportamento ético de todos que estão envolvidos.

Para isso deve-se trabalhar na criação de um Programa de Compliance que determinará as regras não apenas para o desenvolvimento de um projeto especificamente, como também para o funcionamento da própria empresa.

 

A Lei 12.846

Mais conhecida como “lei anticorrupção” sancionada em 2013 ela trata basicamente da responsabilidade administrativa de empresas (pessoas jurídicas) que pratiquem atos que prejudiquem a administração pública tanto nacional como estrangeira.

Veja que nela estão citadas as empresas, estabelecendo punições para aqueles que tiram ou prometem vantagens indevidas, fraudam licitações e tudo mais.

Se bem que a lei não fale nada de compliance, analisando a situação, vemos que ele tem muito a ver com tudo isso. Se você pretende desenvolver um projeto que possa atrair o poder público, por exemplo, encomendando-o ou mesmo comprando os direitos, se você não tomar cuidado por ser envolvido por um procedimento ilegal e isso pode comprometê-lo.

Observando as regras de compliance isso não acontecerá. Por esse motivo, mesmo não sendo uma empresa pública, ou mesmo não pretendendo ter negócios mais próximos com elas, pode perfeitamente ocorrer numa simples negociação que haja um procedimento que comprometa sua empresa legalmente.

Pode ser um ato cometido por um único funcionário de sua empresa, ou mesmo na venda de um simples item, mas isso já será suficiente para que seu negócio, sua empresa ou você como desenvolver seja envolvido.

Outro ponto importante a ser considerado está na escolha dos componentes que serão usados no seu projeto eletrônico.

Conforme já salientamos existem normas que devem ser seguida e existem componentes cujo uso em um país não é aprovado em outro. A faixa de frequências permitida para a operação de um dispositivo num país pode ser diferente de outro.

Tudo isso deve ser levado em conta para que você não lance no mercado um produto que opere numa banda indevida de frequências. Na verdade, com a utilização de tal componente você terá dificuldades na importação legal dos componentes e depois na sua homologação. Tudo isso deve ser verificado antes.

 

Como a Mouser pode ajudar ?

Temos trabalhado a quase 10 anos coma Mouser Electronics no momento em que escrevemos este artigo (2019). Uma das vantagens de podermos consultar seu site na escolha de componentes é que obtemos as informações sobre compliance que precisamos para o nosso projeto.

Os componentes são acompanhados de informações que nos permite saber se eles atendem aos requisitos de um projeto em nosso país que não violem as regras de compliance vigentes.

O acesso aos datasheets e mesmo informações no a própria compra impedem que façamos uso de componentes que não sejam permitidos em nosso país.

Enfim, observe a compliance como item indispensável no seu projeto. Se você pretende ser um profissional sério de projetos, procure mais informações de como implantar compliance na sua empresa ou negócio;

Mais sobre Certificação, Qualidade e Meio Ambiente: https://br.mouser.com/aboutus/#quality 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Esgotar
Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor.
Oscar Wilde (1864 1900) citado por Guilherme Figueiredo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)