O Site do Hardware Livre - OSHW

Time to Market (ART4102)

Se você é projetista, trabalha numa empresa que constantemente está lançando novos produtos ou pretende criar algo para ganhar dinheiro, um produto de alta tecnologia, um dos pontos mais importantes em que você tem de pensa logo depois de imaginar o que vai fazer é o “Time to Market” (TTM). Já abordamos em nosso site este tema, mas sempre novas ideias novos itens vão surgindo e uma releitura sempre é importante. Neste artigo vamos tratar de alguns itens de grande importância para os nossos leitores que estão envolvidos na criação deum projeto para comercialização. 

 


Um dos grandes problemas de se tentar fazer chegar ao mercado um produto o mais rápido possível é o perigo de se perder a qualidade. Muitos associam o TTM à perda de qualidade quando na realidade, se as coisas forem bem planejadas um não tem nada a ver com o outro.

Pode-se, com o uso da tecnologia apropriada, fazer um produto chegar rapidamente ao mercado sem comprometer a sua qualidade. Para isso, os próprios passos dados no seu desenvolvimento devem prever isso, e os testes paralelos devem ocorrer num ritmo programado.

Ao se planejar um produto para que ele chegue ao mercado rapidamente devem ser levados em conta alguns fatores importantes que determinam a técnica aplicada. Esta, evidentemente, depende do tipo de produto, do tamanho da empresa que o desenvolve e do capital que se pretende investir.

Num primeiro caso, basta usar a técnica da alta velocidade, simplesmente trabalhando rápido da melhor forma possível. Não é a mais apropriada, pois ela normalmente escapa de alguns pontos de planejamento importantes.

Um segundo caso consiste em se adotar um cronograma planejado, onde possíveis variáveis, devida a imprevistos sejam acrescentadas de modo a não afetar de modo comprometedor o desenvolvimento do projeto. Neste tipo de desenvolvimento pode-se prever, exemplo, que o produto esteja pronto juntamente numa época em que seja apropriado para o lançamento. Não é interessante terminar rapidamente o desenvolvimento de um novo tipo de ventilador para que ele seja lançado no inverno.

Um outro problema que deve ser levado em conta na abordagem é ter um procedimento flexível que permita alterar o projeto a qualquer momento, quando isso se tornar necessário.

Alguns termos técnico se tornam comuns ao se tratar de tecnologia e TTM é um deles, conforme vimos. Outro que é muito usado é NPD ou new product development (desenvolvimento de um novo produto).

As técnicas adotadas também incluem diversas estratégias que devem ser associadas aos procedimentos TTM.
Em nosso artigo Time to Market – Nova Tendência na Educação tratamos da necessidade de se incluir as técnicas de desenvolvimento rápidos de produtos no currículo dos cursos técnicos e de engenharia.

Atualmente, a maioria das empresas que fabricam componentes eletrônicos de alta tecnologia contam com ferramentas de desenvolvimento especialmente criadas para permite que os desenvolvedores criem o seu produto rapidamente, acelerando sua chegada ao mercado.

A Mouser Electronics , por exemplo, disponibiliza centenas de placas com a possibilidade de no próprio site o leitor saber se aquela que optou é a solução mais avançadas e a mais apropriada para o desenvolvimento de seu produto.

Mas, com tudo isso, o desafio não apenas colocar no mercado um produto inovador no menor tempo possível. Na verdade, neste ponto é que os problemas maiores podem começar.

Além da verificação de eventuais problemas que não foram previstos na fase de desenvolvimento e que precisam ser corrigidos quando o produto está na linha de produção existe algo mais preocupante. Tão logo você coloque seu produto no mercado, percebendo seu sucesso, logo outras empresas lançam produtos concorrentes.

Flexibilização, tornar difícil para a concorrência tem preços menores e maior desempenho, devem ser previstos ainda na fase de projeto.

Um bom fornecedor de placas de desenvolvimento e componentes é fundamental para isso. A Mouser Electronics pode lhe ajudar não só com as placas como também com os próprios componentes.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Mecânico
Sujeito que nos toma a diferença que conseguimos quando compramos um carro mais barato.
Leon Eliachar (O Homem ao Quadrado). - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)