O Site do Hardware Livre - OSHW

Ligação de Potenciômetros em Som Ambiente (COL115)

Em algumas ocasiões é necessário o uso de potenciômetros para controlar individualmente o volume de uma caixa, tanto em Som Ambiente como em Som de Ruas. Neste artigo, Yoji Konda da Keletron Fontat analisa a instalação desses potenciômetros através de perguntas e respostas (FAQ).

Através de FAQ – Frequently Asked Questions (perguntas feitas frequentemente), o autor explica os principais pontos que envolvem a instalação de potenciômetros em caixas de som em sistemas de som ambiente.

 

Como os potenciômetros de fio de 4W 50R podem ser recomendado para caixas de até 15W?

 Essa é uma confusão comum entre instaladores leigos. A potência assinalada pelo potenciômetro é a potência máxima de dissipação em forma de calor e não a potência de áudio que o mesmo pode controlar. A potência que o mesmo pode controlar é aproximadamente de 15W RMS para valor de 50R.

Para potência de 25W RMS use potenciômetro de 100R x 4W de fio.

 

Porque então meus amplificadores possuem potenciômetros menores, de carbono, controlando 1.000 ou mais Watts?

 Os potenciômetros de carbono dos amplificadores controlam os sinais do pré amplificador de apenas miliwatts, antes da amplificação de potência, enquanto que os potenciômetros das caixas controlam os sinais com potência.

 

Posso ligar os potenciômetros diretamente as saída do amplificador ou na linha de 70V ou 210V?

 Não, os potenciômetros não podem ser ligados na linha. Eles poderão queimar, derrubar o volume, ou danificar o amplificador. Terão que ser ligados entre o transformador de linha e o alto falante.

 

O fio preto do secundário do transformador é ligado ao terminal 3 do potenciômetro que também é ligado ao terminal - (menos) do alto falante.

Caso o alto falante for de 4 Ω, o fio amarelo do secundário do transformador deverá ser ligado ao terminal 1 do potenciômetro.

Caso o alto falante for de 8 Ω, o fio laranja do secundário do transformador deverá ser ligado ao terminal 1 do potenciômetro.

O terminal 2 do potenciômetro é ligado ao terminal + (mais) do alto falante.

Importante: ligue no potenciômetro, fios com cores:

Preto para terminal 3

Amarelo para terminal 2

Laranja para terminal 1

 


 

 

 

 

Modo correto de fazer a ligação
Modo correto de fazer a ligação

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Temer
Temer o péssimo muitas vezes cura o pior. (To fear the worst oft cures the worse.)
Sheakspeare (1564 - 1616) - Tróilo e Cressida- Ato III - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)