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Aviação - Caixa Preta - Black Box (ART2987)

Os FDR e CVR – Os cilindros aparentes são os sinalizadores acústicos emissores de pings. As caixas pretas, alias de cor laranja, ficaram muito em evidência, principalmente após o desaparecimento do avião do voo MH370 da Malasyan Airlines. Vamos descrever neste artigo algumas características desses equipamentos que na realidade são dois em cada avião.

 

Yoji Konda é proprietário da Keletron http://www.yojikonda.com/

 

 


 

 

 

Flight data recorder – (FDR) Gravador de dados do voo.

Cockpit voice recorder – (CVR) Gravador de dados de voz da cabine do piloto.

 

As características desses equipamentos obedecem às rígidas normas da International Civil Aviation Organization (ICAO).

Para a sua localização, são empregados dois tipos de sinalizadores:

 

1 – Sinalizador de rádio

Frequência antiga: 125.5mHz – VHF Frequência atual: 406 mHz – µHF

Localizável através de satélites, navios e aviões mesmo a milhares de quilómetros.

 

2 - Sinalizador acústico

Frequência: 37.5 kHz

 

Quando um avião submerge, as ondas de rádio são inúteis, não atravessando a água para atingir a superfície. São utilizados sinalizadores acústicos que trabalham em uma frequência inaudível para o ser humano: 37,5 kHz.

 

Esta frequência foi escolhida para ficar fora de ruídos provocados pelas ondas do mar, navios e principalmente seres marinhos como baleias, focas e cachalotes.

 

O único animal capaz de emitir um som nesta frequência é o golfinho nariz de garrafa, mas a forma de onda é diferente, podendo a sondas diferenciá-la dos pings do sinalizador.

 

O sinal é detectado através de sonda acústica colocadas em navios através de cabos que podem mediar de 30 a 1.000 metros.

 

Para tornar audível os pings, o sinal de 37.5 kHz é misturado com outro de 38.5 kHz, gerando por batimento, uma terceira frequência, de 1 kHz.

O ping pode ser visualizado através de um computador.

 

Os pings tem um alcance restrito de apenas uns 2 ou 3 quilômetros, as sondas captadoras também, o que torna extremamente difícil localizar um avião em local incerto, na imensidão dos mares.

 

Existem projetos de adaptar um sistema usado em alguns aviões militares.

 

Quando o avião cai na água, existe um tubo semelhante a um lança torpedo de submarino, só que em miniatura, capaz de ejetar o chip de dados juntamente com o sinalizador e uma boia.

 

Mesmo que o conjunto seja levado longe, pelas ondas e ventos, fica gravado no chip a localização do ponto da queda do avião através do GPS.

 

Embora pouco cogitado, a melhor solução é simplesmente eliminar as caixas pretas dos aviões.

 

Os dados telemétrico do voo e de voz da cabine poderão ter transmitidos continuamente para uma rede de satélites, que retransmitirão para a terra e serão armazenado por um super-computador.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

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