NOSSAS REDES SOCIAIS -

Como Funciona o Vetorscópio (INS643)

Um instrumento que poucos conhecem, mas que teve sua época de glória na análise de sinais de áudio e vídeo de uma forma diferente. Este instrumento, que hoje está incorporado aos osciloscópios comuns simplesmente combina dois sinais para sua observação vetorial nos eixos X e Y. Veja a seguir como ele funciona.

INS338S

O nome para este instrumento em português é vetorscópio e ele também é conhecido como monitor de forma de ondas. Trata-se de um instrumento semelhante ao osciloscópio, por usar um tubo de raios catódicos, mas que possui entradas para os eixos X e Y, fornecendo uma imagem que é a composição dos sinais das duas entradas, ou seja, não possui varredura. Um osciloscópio comum pode trabalhar como vetorscópio se colocarmos no modo X-Y tirando as varreduras. Na figura 2 temos o aspecto de um desses instrumentos. Também é chamado de monitor de forma de onda.

Na figura 1 temos a forma de sinal apresentada quando se analisa um sinal de vídeo NTSC.

 

 Figura 1 – Sinal X-Y
Figura 1 – Sinal X-Y

 

Observe que o formato da gratícula circula permite analisar tanto a amplitude dos sinais como sua fase, o que é especialmente interessante quando se analisa sinais complexos.

Na figura 2 temos um vectorscópio antigo.

 

Figura 2 - Vetorscópio Tectronix 521A de 1967.
Figura 2 - Vetorscópio Tectronix 521A de 1967.

 

Uma aplicação importante deste instrumento é na análise de sinais de áudio estéreo. Nessa análise um canal aplica o sinal num eixo e outro no outro eixo. Desta forma pode-se analisar a diferença entre os dois sinais.

Osciloscópios comuns quando na modalidade de operação X-Y podem ser considerados vetorscópios.

Na figura 3 um vetorscópio para análise se siais PAL..

 

Figura 3 – Vetorscópio analisando sinal PAL
Figura 3 – Vetorscópio analisando sinal PAL

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Cego
O pior cego é o que quer ver.
João Guimarães Rosa (1908 1967) Tutaméia - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)