Os núcleos toroidais são cada vez mais encontrados em aplicações de baixas, médias e mesmo de altas freqüências. Fontes de alimentação comuns e chaveadas, equipamentos de telecom circuitos de controles de potência fazem uso desses componentes que podem ser encontrados nos mais diversos formatos e tamanhos. Este artigo dá algumas informações sob os tipos de núcleos toroidais encontrados no comércio especializados assim como suas possíveis aplicações.

 

A grande vantagem do uso de núcleos toroidais em indutores e transformadores está no fato do campo magnético ficar retido na sua estrutura com maior rendimento e menos possibilidade de interferência nos dispositivos próximos, conforme mostra a figura 1.

 

Com o desenvolvimento cada vez maior dos circuitos chaveados que operam em médias e altas freqüências, assim como dos circuitos de RF (telecom e rádio), informática, os núcleos toroidais tiveram seu uso difundido e hoje podem ser encontrados numa ampla variedade de tamanhos. Além disso, os próprios materiais de que são feitos pode variar, dependendo da aplicação, o que pode dificultar bastante a escolha por parte do projetista que não esteja dotado de uma boa fonte de informações sobre o assunto. Na escolha de um núcleo toroidal para uma aplicação, deve-se levar em conta os seguintes fatores:

 

a)Dimensões

As dimensões estão diretamente ligadas à intensidade da corrente com que o circuito deve trabalhar, devendo ser tal que não ocorra a saturação quando isso for um fator a ser considerado no projeto. Nas folhas de especificações normalmente são dadas três especificações para as dimensões:

DD – Diâmetro externo

ID – Diâmetro interno

H – altura

 

Lembre-se que nas folhas de dados de fabricantes de origem inglês, essas dimensões são dadas em polegadas (inches). A figura 2 mostra essas dimensões.

 

b)Tipo de material usado

O material usado no núcleo depende da aplicação. Os fatores que regem a escolha são a freqüência de operação e a permeabilidade. Normalmente, são usados códigos de cores para fazer a identificação, conforme a tabela que damos a seguir.

 

 

A seguir damos quatro tabelas para alguns núcleos comerciais comuns, com as dimensões em que elas são encontradas, segundo seus fabricantes.

 

 

 

 

 

Conclusão

As informações dadas podem ser utilidade para os leitores que desejarem fazer projetos usando núcleo toroidais. A escolha correta é fundamental, principalmente levando-se em conta a freqüência de operação do circuito.