O Site do Hardware Livre - OSHW

Como Funciona o Sistema WiFi Nos Aviões (ART2997)

Algumas empresas aéreas já estão oferecendo conexões WiFi em seus voos se bem que o preço alto de algumas ainda não estimule muito seu uso (1 dólar por minuto). No entanto, como tudo tende ao grátis, como já temos o WiFi grátis em muitos locais em terra, talvez no futuro não cobrem. Mas, se você precisar do acesso, veja como funciona neste artigo.

Em terra tudo é mais fácil, pois basta acessar um roteador e pronto. Ele tem uma conexão física com a Internet o que permite a transferência de dados a uma velocidade (banda larga) sem problemas.

No entanto, num avião as coisas mudam, pois se acessamos o roteador no avião, o problema maios está em como o roteador vai transferir seus sinais para a Internet, já que não existe uma conexão física e a conexão eventual sem fio está muito longe.

O avião estará a dezenas de quilômetros de um ponto de acessão abaixo e se estiver sobre o oceano ou sobre áreas despovoadas a centenas ou milhares de quilômetros.

A solução, portanto, está no uso do satélite ou então em estações terrestres e este uso é caro.

O sistema atualmente em teste é o ATG (Air to Ground) o qual será inicialmente utilizado em voos domésticos e que faz uso de antenas terrestres espalhadas ao longo do percurso da aeronave.

Trata-se ainda de um sistema algo precário com uma velocidade de apenas 3 Mbps o que torna-o impossível de usar com vídeos.

A antena é colocado na parte de baixo da aeronave de modo a ter conexão com as estações em terra.

O provedor Gogo está trabalhando atualmente com o sistema ATG-4 que está sendo utilizado com as aeronaves da Virgin America. Esta é a única empresa que possui WiFi em todas as aeronaves.

Outro sistema é o que faz uso de satélite conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Os provedores como a Gogo, Panasonic e Row 44 operam na band ku e este sistema permite o contacto mesmo quando a aeronave está longe de regiões povoadas ou voando sobre o oceano.

Neste caso, a largura de banda é muito maior permitindo uma taxa de dados de 30 a 40 Mps.

A JetBlue está também analisando o uso do satélite ViaSat-1 que possibilita transferências de dados muito mais rápidas na banda Ka chegando aos 70 Mbps.

Outra possibilidade está no uso das conexões que as aeronaves tem a caixas pretas em diversos pontos as quais comunicam-se com um computador central por Wi-Fi. Assim, existe a possibilidade de se usar estes acessos que utilizam conexões muito rápidas a um computador central também para a utilização pelos passageiros.

No futuro o acesso à internet (grátis ou barata) poderá ser também comum durante o voo...

 

Opinião

Chegamos a 2018 (OP175)

Muitas coisas são prometidas para este ano. Temos a esperança de que ocorram mudanças onde elas devem ocorrer e esperamos que o desenvolvimento tecnológico de nosso país avance de modo a podermos estar emparelhados ou à frente dos principais países do mundo. Isso depende de nós e para ajudar neste propósito continuamos a fornecer mais e mais conteúdo para nosso site.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Perigo
Quem ama o perigo, nele perece. (Quien ama El peligro, en el perece.)
Cervantes (1547 1616) Dom Quixote Cap XX Parte II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)