Conheça esta tecnologia desenvolvida pela Wacom, para atender o mercado de tablet's PC da área gráfica, que podem ser usadas em diversas outras aplicações.

 

 

 

Integração da central de processamento e periféricos num único dispositivo é o sonho de diversos projetistas, porém performance x espaço x peso é difícil de conciliar, porém nada impossível. Em janeiro a Apple anunciou o lançamento do Ipad, um computador portátil que dispensa teclado e mouse, onde a tela é sensível ao toque. Para uso pessoal este dispositivo é bem interessante, mas quando o uso destes dispositivos requer um nível de detalhe maior do que o oferecido pelo sistema Touchscreen? Especialmente usados por artistas gráficos e usuários de softwares gráficos? Pensando nesse mercado a Wacon desenvolveu a família W8000, onde é possível interagir com o computador direto na tela de LCD utilizando uma caneta que não tem fio, porém com um circuito que é alimentado pelo próprio campo magnético gerado pelo monitor.

A família W8000 é um sistema integrado que captura as informações de uma matriz de sensores, onde o sinal chega de forma analógica, converte estes sinais em digital e transfere estas informações para a CPU. Aparentemente parece fácil, afinal é só informar a posição da caneta, que é sem fio, e indicar em que posição ela se encontra, mas com a tecnologia EMR é possível informar além da posição, a distância em que a caneta se encontra e o seu grau de inclinação, muito útil para os artistas gráficos, que podem desenhar diretamente sobre o monitor LCD e simular pinceladas sutís, além do ângulo que o pincel está sendo usado.

 

 

A tecnologia

A EMR Technology é uma tecnologia empregada no tablet CintIq fabricada pela própria Wacom. Como ilustrado na figura 1 podemos ver que esta tecnologia captura através de uma matriz de sensores (bobinas) o campo magnético gerado pela caneta. Conforme a capacitância capturada por cada um dos sensores, é possível saber a distância, o grau de inclinação e o ponto que ela se encontra desta matriz que está distribuída por toda a tela.

 

Figura 1 – Como os sinais são capturados.

 

A caneta não possui nenhum tipo de fio ou bateria que alimente o seu circuito, isso porque ela consegue a própria alimentação do circuito através do campo induzido vindo da tablet, uma vez que o circuito da caneta é simples e de baixo consumo. Sem baterias ou fios, temos uma caneta bem mais leve e fácil de manusear, sem a necessidade da troca da bateria, que envolveria a abertura da caneta para tal. A caneta tem um circuito ressonador (LC), que responde refletindo o próprio campo,  induzindo as bobinas que estão colocadas abaixo do LCD da tablet, observe isto na figura 2.

 

Figura 2 – As camadas que compõem o display.

 

Os circuitos LC que compõem a caneta é simplesmente um indutor ligado em paralelo a um capacitor, tornando-se assim um filtro que elimina determinadas faixas. Desta forma, quanto maior a indutância e menor a capacitância maior é a faixa, o circuito LC é apresentado na figura 3.

 

Figura 3 – Circuito LC

 

Abaixo dos sensores temos uma camada adesiva e uma outra camada que é  uma blindagem. Esta blindagem tem como função, bloquear qualquer campo magnético gerado por qualquer agentes internos ou externos ao sistema, se não houvesse esta blindagem, qualquer campo iria interferir nos sensores, como se a caneta estivesse naquele lugar onde o falso campo foi gerado. Outros agentes podem gerar campos magnéticos e que poderiam interferir na leitura dos dados, como por exemplo o dedo do usuário ou simplesmente a borda metálica que prende o display LCD ao conjunto da tablet, porém o campo gerado por estes agentes é de menor intensidade que a própria caneta.

Com este cenário em mente é possível imaginar a quantidade de sensores utilizado na matriz, devido a sua resolução, agora pense no processamento necessário para calcular todos estes sinais, além disso imagine o recurso necessário para calcular a distância e inclinação da caneta tendo como base o campo induzido de cada sensor em seus diversos níveis. Por isso um chip da família W8001 foi desenvolvido, onde os sinais analógicos são convertidos em digitais e através destes dados que o processamento é feito. Como este processamento é executado pelo próprio circuito da tablet, pouco sobra de trabalho para a CPU, podendo ser instalados em computadores com processadores de baixa performance.

 

Referencia: http://www.wacom-components.com/english/technology/emr.html