O Site do Hardware Livre - OSHW

Sinalizador Duplo 555 - NE0006

Este circuito básico com aplicações em sinalização de diversos tipos, faz com que dois LEDs pisquem alternadamente com boa intensidade. O ciclo ativo não é 50%, o que significa que um dos LEDs fica mais tempo aceso do que o outro, conforme o leitor poderá ver na simulação disponível no Multisim no final do artigo. A forma de onda da saída do 555 depende de R4 e R3 assim como de C1, conforme mostra a figura abaixo.

O leitor poderá alterar o ciclo ativo mudando a relação entre R4 e R3. Quanto maior for R3 em relação a R4 mais se aproximará de 50% o ciclo ativo. Veremos em outro projeto como agregar alguns componentes a esta configuração para obter um ciclo ativo de 50%. Da mesma forma os resistores R1 e R2 são dimensionados para fornecer uma corrente da ordem de 12 mA aos LEDs. Na figura abaixo temos o diagrama completo do sinalizador.


Os valores destes resistores podem ser reduzidos para maior corrente nos LEDs, de acordo com suas características. A faixa de tensões de alimentação recomendada para este circuito é de 5 a 12 V.
O uso do frequencímetro e do osciloscópio do simulador permitem ajustar a freqüência e o ciclo ativo de acordo com as necessidades do projeto, sem a necessidade de se aplicar as fórmulas de cálculo, ou ainda servem para conferir a exatidação da aplicação destas fórmulas.
Um controle de freqüência pode ser agregado, substituindo-se R4 por um resistor de 10 k ohms em série com um trimpot ou potenciômetro de 100 k ohms a 1 M ohms. O circuito também funcionará com apenas um LED.
Clique aqui para obter Simulação no Multisim e a Netlist do projeto que também está disponível para eventual exportação para outros simuladores.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Atividades Recentes (OP180)

Nos últimos dois meses (abril e maio) tivemos muitas atividades com viagens e muito mais. Em 13 de abril, por exemplo, participamos da Campus Party em Natal – RN, com grande sucesso, com palestra e muitos contatos com leitores principalmente estudantes, professores e desenvolvedores. (veja filme em https://youtu.be/drvVA0dcBw0 ).

Leia mais...

Homem
O homem é incapaz de viver sí, e é incapaz também de viver em sociedade. (Lhomme est incapable de vivre Seul et Il est incapable aussi de vivre em societé.)
Duhamel (1884 1966) O Deserto de Bivres - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)