Interruptor Temporizado com FET (NE219)

Fechando J1 (o que é simulado pela tecla espaço no Multisim 11.0), o capacitor C1 carrega-se até o instante em que a tensão que polariza Q1 é alcançada. Quando isso ocorre, o transistor conduz e a lâmpada acende. Esperando uma carga maior de C1, ao desligar J1, a descarga do capacitor através de R2 ainda mantém a lâmpada acesa por um bom tempo. Assim, R1 determina o retardo no acendimento e R2 o tempo de acendimento depois de J1 ser desligado. Valor de R2 muito menores do que R2 não são recomendados, pois forma-se um divisor de tensão que impede que a tensão de disparo do transistor seja alcançada. Assim, R1 deve ser sempre menor do que R2. O circuito funciona com tensões a partir de 9 V e se a carga exigir correntes elevadas o transistor deve ser dotado de radiador de calor.

 

 Interruptor Temporizado com FET
Interruptor Temporizado com FET

 

Download: Simulação e netlist

 

Artigos Relacionados


Rir
O mais perdido de todos os dias é aquele em que não se riu. (La plus perdue de toutes les journées est cette o lon na pas ri.)
Chamfort (1740 - 1794) - Máximas e Pensamentos - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)