O Site do Hardware Livre - OSHW

Antenas de Celulares e Aquecimento Global

Muitas pessoas, quando olham em sua volta e se deparam com torres de estações rádio-base de celulares, ficam preocupadas com o perigo que suas ondas podem causar. Mais do que isso, ficam com a influência que essas ondas podem ter no meio ambiente. De fato, mais de uma pessoa já me perguntou se a quantidade de ondas que o homem produz com sua tecnologia não estaria também tendo uma boa contribuição para o aquecimento global que nos ameaça. Nada mais justo do que discutir esse assunto.

 

Na verdade, as ondas de celulares, estações de rádio e TV e outros meios de comunicações que emitem ondas, consistem numa parcela muito pequena das ondas que estão nesse momento no espaço que nos cerca, e que podem ter algum tipo de efeito sobre nós e sobre o nosso mundo. Nesse mesmo momento estamos sendo atravessados por ondas eletromagnéticas de todos os celulares que estão num raio de até 3 km, ondas de TV, das estações de AM e FM e muito mais, mas se analisarmos seus efeitos eles são muito pequenos. De fato, essas ondas ocupam uma parcela muito estreita do que denominamos espectro das ondas eletromagnéticas. O espectro nada mais é do que o conjunto de todas as ondas que existem, e aí incluímos a luz, o infravermelho, ultravioleta, raios X, raios gama, e muito mais. O que devemos considerar é que qualquer tipo dessas ondas, quando emitidas e absorvidas por qualquer corpo, converte se em calor. As ondas mais energéticas, como as que estão acima do infravermelho, geram mais calor, enquanto que as outras menos. As ondas de rádio como as das estações de TV, rádio, celulares e outras são pouco energéticas em comparação com as demais, mas a quantidade em que elas estão sendo produzidos começa a preocupar. De fato, se essas ondas pudessem ser vistas por alguém de um planeta distante, um astrônomo curioso, ele constataria que a terra “brilha” no espectro das ondas de rádio mais do que o próprio Sol. A nossa região da Avenida paulista, com suas torres de transmissão, apareceria com um ponto brilhante da terra para nosso astrônomo distante. O perigo para nós está no fato de que a presença do gás carbônico na nossa atmosfera faz com que o calor gerado por toda a nossa tecnologia, e não somente as transmissões de rádio, se acumule e com isso a temperatura suba. Sim, as ondas de rádio fazem parte das fontes que contribuem para o aumento da temperatura, mas ainda muito menos do que outras fontes como a queima de combustível por nossos carros, equipamentos elétricos que geram calor, e muito mais. Entretanto, é hora de começarmos a nos preocupar. Se hoje ainda a radiação de celulares, e suas torres representam muito pouco em relação ao aquecimento global, o que vemos é um aumento muito grande da quantidade de aparelhos que o homem produz e que emitem ondas. Chegará o momento em que precisaremos fazer alguma coisa.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)