O Site do Hardware Livre - OSHW

Amplificador Ganho 100 com o 741 - NE0061

O ganho do amplificador inversor apresentado na figura 1 é dado pela relação entre os valores de R1 e R2. No caso, essa relação é 100, o que significa que um sinal de 1 mV aplicado à entrada, resulta num sinal de saída de 100 m mV. A fonte de alimentação não precisa ser simétrica e pode ter tensões de 6 a 15 V tipicamente. Outros amplificadores operacionais podem ser empregados na mesma configuração. O circuito funcionará bem com sinais até uns 100 kHz.


Figura 1 – Circuito do amplificador de ganho 100.

A impedância de entrada é da ordem de 10 k ohms e a impedância de saída baixa, da ordem de algumas dezenas de ohms. A pinagem do 741 é a tradicional com pino 7 no positivo, 4 no negativo, 2 na entrada inversora e 3 na entrada não inversora. Na figura 2 temos as formas de onda do sinal de entrada e de saída visualizadas no osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 2 – Formas de onda no circuito.

Simulação e netlist estão disponíveis aqui para que o circuito seja utilizado em outros projetos ou simplesmente analisado.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Tecnologia de Impacto (OP177)

Há tempos atrás para que uma inovação importante na tecnologia fosse desenvolvida se passavam anos. Hoje porém a tecnologia se desenvolve numa velocidade impressionante, e todos os dias temos inovações e impacto que inclusive justificam o nome de uma nova seção nossa. Nosso site é dinâmico e sempre continuará dinâmico, mas sem perder a memória.

Leia mais...

Leis
As leis de execução difícil em geral não podem ser boas.(Laws difficult to be executed cannot generally be good.)
Thomas Paine (1717 1809)- Os Direitos do Homem - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)