NOSSAS REDES SOCIAIS -

Porque Usar Alto-Falantes Separados Para Graves e Agudos (ART1838)

A separação dos sinais de áudio em duas ou três faixas para sua reprodução é algo que todos os leitores conhecem, porém, talvez muitos não saibam porque se faz isso.

O que ocorre é que os alto-falantes comuns, por melhores que sejam, não têm a capacidade de reproduzir com igual rendimento todas as freqüências na faixa de áudio.

Se bem que existam bons alto-falantes, capazes de ter uma resposta satisfatória em boa parte da faixa, mas eles não são perfeitos, e um desempenho melhor de um equipamento de som pode ser conseguido se os sinais forem divididos em faixas e reproduzidos por alto-falantes com características diferentes, conforme sugere a figura 1.

 

 

Figura 1 – Respostas de frequência de alto-falantes
Figura 1 – Respostas de frequência de alto-falantes

 

 

Desta forma, os fabricantes podem concentrar seus esforços no sentido de produzir alto-falantes com uma resposta melhor numa faixa mais estreita, o que é mais fácil de ser conseguido.

Temos então alto-falantes específicos para determinadas faixas, como sugere a figura 2.

 

 

   Figura 2 – Tipos e faixas de alto-falantes
Figura 2 – Tipos e faixas de alto-falantes

 

 

Com estes alto-falantes, no entanto, é preciso garantir que somente os sinais que eles devem reproduzir cheguem até eles, o que significa que devemos usar filtros.

Existem então categorias de filtros: os ativos e os passivos.

Os passivos são colocados depois dos amplificadores, de modo a deixar passar apenas os sinais nas faixas desejadas para cada alto-falante.

Já os ativos são colocados junto ao amplificador, de modo que o amplificador opere somente com os sinais que o alto-falante ligado em sua saída deve operar.

Neste caso, precisamos de um amplificador para cada alto-falante usado.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Memíria
Uma vasta memíria não faz um filísofo, assim como um dicionário não pode ser chamado uma gramática. (A great memory does not make a philosopher, any more than a dictionary can be called a grammar.)
John Henry Newman (1801 1890) A Idéia de uma Universidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)