NOSSAS REDES SOCIAIS -

Oscilador Senoidal-Retangular 4093 - NE0105

O projeto NE0102 – Oscilador LC com o 4093 descreve um circuito em que utilizamos o circuito integrado CMOS 4093 para produzir sinais de altas frequências. O mesmo circuito, com a utilização de um indutor de valor mais alto pode gerar sinais senoidais de boa qualidade, mesmo sendo em tecnologia CMOS. A frequência pode ser suficientemente baixa para aplicações em áudio, se o indutor e o capacitor forem escolhidos com valores apropriados. É justamente isso que mostramos como fazer no projeto da figura 1. Apenas uma bobina e um capacitor são suficientes para implementar um oscilador que funcionará com tensões de alimentação na faixa dos 3 V aos 12 V.


Figura 1 – Circuito do oscilador Senoidal Retangular gerado no Multisim.

O sinal retangular é obtido na saída digital, pino 3. O circuito LC é ligado aos pinos 1 e 2 e neles obtemos o sinal . A alimentação é feita nos pinos 14 (positivo) e 7 (negativo). A pinagem do 4093 é dada na figura 2.


Figura 2 – Pinos do 4093.

Na figura 3 temos as formas de onda visualizadas no osciloscópio virtual do Multisim.

 


Figura 3 – Formas de onda no circuito.

Simulação e netlist estão disponíveis para download clicando aqui.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Errar
Errar é humano. (Errare humanum est)
De um conceito de Sêneca (557 397 a.C). - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)