NOSSAS REDES SOCIAIS -

Oscilador controlado pela luz - 2 (NE194)

O circuito apresentado gera um sinal cuja frequência depende da quantidade de luz incidente num LDR. No caso, o LDR é simulado por R2. Podem ser usados também outros sensores resistivos, como um NTC ou PTC, gerando-se assim um sinal correspondente a uma temperatura. A frequência central do circuito é determinada por C1que pode ter valores entre 1 nF e 220 nF tipicamente. O circuito integrado 4093 pode ser alimentado com tensões entre 3 e 12 V e a saída é um sinal retangular que pode ser visualizado no osciloscópio do Multisim 11.0. Tecla em A para variar a resistência do sensor e assim verificar como a frequência de saída varia. O ciclo ativo pode ser alterado modificando-se o valor de R1.

 

Oscilador controlado pela luz - 2
Oscilador controlado pela luz - 2

 

Abaixo uma placa de circuito impresso para a montagem aproveitando uma das 4 portas do 4093. Nesta montagem R3e R2são substituídos pelo LDR.

 

Sugestão de placa do oscilador
Sugestão de placa do oscilador

 

A forma de onda visualizada na simulação é dada abaixo.

 

Análise da forma de onda no MultiSIM.
Análise da forma de onda no MultiSIM.

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Invejar
é melhor ser invejado do que lastimado.
Heródoto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)