NOSSAS REDES SOCIAIS -

Oscilador CMOS Controlado pela Luz (NE241)

O oscilador apresentado tem sua frequência controlada pela luz que incide no foto-transistor. Na simulação utilizamos um acoplador óptico que é excitado pelo sinal de um gerador de funções. Na prática podemos usar tanto acopladores ópticos como também foto-transistores para obter um conversor luz-frequência para diversos tipos de aplicação. A alimentação pode ser feita com tensões de 5 a 1 2V e a frequência central depende de C1. Valores entre 470 pF e 470 nF podem ser utilizados sem problemas. Na simulação pode ser necessário alterar valores de componentes para uma observação melhor da forma de onda gerada.

 

 Oscilador CMOS Controlado Pela Luz
Oscilador CMOS Controlado Pela Luz

 

 

Abaixo o sinal observado no osciloscópio virtual do Multisim 11.0.

 

 

Forma de onda obtida.
Forma de onda obtida.

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Teoria
A teoria na prática é diferente. Se a frase não é do Barão de Itararé, pelo menos ele sempre a repetia com o humor que lhe era característico.
Arnaldo Niskier - Jornal do Brasil - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)