NOSSAS REDES SOCIAIS -

Foto-Disparador (NE210)

Demonstramos com este circuito como utilizar uma chave óptica ou um foto-disparador para produzir sinais sem repique com a ajuda de uma das portas de um 4093 (disparador). Na simulação usamos um acoplador óptico com transistor, acionando indicadores visuais. No LED do acoplador é excitado com um sinal retangular de 10 Hz, o qual aciona o 4093 acionando o indicador de saída. Na simulação existe um certo fator de velocidade de modo que, ao se acionar a chave de simulação os indicadores piscarão alternadamente. O ajuste de sensibilidade é feito no potenciômetro R1 utilizando-se a tecla A. A maioria dos acopladores ópticos com foto-transistores ou foto-diodos podem ser utilizados. Também podem ser usados LDRs como sensores, ajustando-se a sensibilidade no potenciômetro.

 

 Foto-Disparador
Foto-Disparador

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Humanidade
Amar a humanidade é fácil: o difícil é amar seres humanos.
Kalman Shulman (Words of Wise) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)