NOSSAS REDES SOCIAIS -

Substituindo o LM3909 por discretos (ART773)

O circuito integrado LM3909 da National Semiconductor (Agora Texas Instruments) consiste numa solução extremamente versátil para um flasher de baixa potência alimentado por tensões entre 1,2 e 1,8 V (1 pilhas). No entanto, esse componente nem sempre é fácil de obter e seu custo pode surpreender quem deseja aplicá-lo. Nesse artigo damos uma solução prática para sua substituição por componentes discretos.

 

Na figura 1 temos o circuito equivalente ao LM2909 observando-se o modo como o LED e os componentes externos são ligados.

 


 

Conforme podemos ver, com apenas um resistor e um capacitor externo é possível implementar um oscilador de ultra-baixo consumo capaz de alimentar um LED.

Lembramos que um dos problemas de se alimentar um LED com apenas uma pilha é que os tipos comuns precisam de pelo menos 1,8 V (vermelho) chegando a mais de 2,7 V (verde, azul, branco, etc.).

A idéia básica que damos é montar um circuito com transistores comuns como os BC548 e BC558 que seja equivalente ao LM3909 e assim conseguir alimentar (fazer piscar) LEDs com uma pilha. A solução é dada na figura 2.

 


 

Observe que o circuito discreto é igual ao original, exceto pelo transistor multi-coletor Q2. Isso, entretanto não afeta seu funcionamento.

Na operação normal, para uma taxa de piscadas de 1 por segundo o valor recomendado é de 150 µF. O resistor R1 determina a duração da piscada. No entanto, piscadas mais longas também significam piscadas mais fracas.

Para diminuir o consumo R3 e R4 podem ser aumentado, mas isso diminui a freqüência e tornam as piscadas mais fracas.

Dependendo do ganho dos transistores e das próprias características do LED podem ser necessárias alterações nos demais resistores do circuito. Isso significa que podem ocorrer casos em que os LEDs não são excitados convenientemente.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Sentidos
Os sentidos não enganam; o que engana é o julgamento. (Die Sinne Trgen nicht, das Urteil trugt.)
Goethe (1749 - 1832) - Natureza e Ciência da Natureza - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)